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dc.contributor.authorLemos, Fernando de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorFogliatto, Flavio Sansonpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-04T02:35:39Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1808-0448pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193816pt_BR
dc.description.abstractA integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão de demanda é uma alternativa para a obtenção de previsões mais acuradas, baseada na incorporação do conhecimento contextual nos processos matemáticos de previsão. Neste artigo, propõe-se uma metodologia para previsão de demanda de novos produtos através da integração de métodos qualitativos e quantitativos de previsão. A aplicabilidade da metodologia foi validada através de um estudo de caso. No estudo, detalhou-se o processo de previsão para um cenário de lançamento de um novo produto em um mercado estabilizado do setor de distribuição de energia elétrica. Utilizou-se o método de Analogia, integrando métodos de Extrapolação (Médias Móveis e Suavização Exponencial) com método de Opinião de Especialistas (Delphi).pt
dc.description.abstractThe integration of qualitative and quantitative forecasting methods is an approach based on the incorporation of contextual knowledge in mathematical forecasting processes. Such approach may lead to more accurate demand forecasts. In this paper we propose a methodology to forecast the demand for new products based on the integration of qualitative and quantitative forecasting methods. The proposed methodology is validated in a case study from the electronics industry. In the case study we detail the forecasting process of a new product to be introduced in a stable market, in the electricity distribution sector. To forecast the new product demand we use forecasting by analogy, integrating extrapolation methods (moving averages and exponential smoothing techniques) with expert opinion gathered through the Delphi method.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gestão Industrial. Ponta Grossa, PR. vol. 4, n. 3 (2008), p. 84-98pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDemand forecasten
dc.subjectPrevisão de demanda : Metodologiapt_BR
dc.subjectIntegration of methodsen
dc.subjectNew productsen
dc.subjectForecasting by analogyen
dc.titleIntegração de métodos quantitativos e qualitativos de previsão para desenvolvimento de um sistema de previsão de demanda de novos produtospt_BR
dc.title.alternativeIntegration quantitative and qualitative forecasting methods in the development of a demand forecasting system for new products en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000718986pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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