Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVieira, Guilherme Bergmann Borgespt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Roberto Birchpt_BR
dc.contributor.authorMilan, Gabriel Sperandiopt_BR
dc.contributor.authorKliemann Neto, Francisco Josept_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1808-0448pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193968pt_BR
dc.description.abstractOs portos vêm sendo cada vez mais estudados como aglomerados empresariais e um aspecto emergente na literatura é a coordenação dos atores pertencentes a estes aglomerados, ou seja, a governança portuária. Parte dos estudos busca relacionar o modelo de governança portuária com a performance dos portos, mas os resultados não são conclusivos, uma vez que a performance portuária também depende de uma série de outros fatores. Entre tais fatores estão os eventos passados, as escolhas anteriores feitas pelo porto, que impactam na sua competitividade presente e futura. Portanto, a governança portuária pode ser estudada a partir da perspectiva da dependência da trajetória (Path Dependence). Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as inovações relacionadas à governança portuária no Porto de Valência (Espanha) a partir dos pressupostos da Path Dependence Theory. Os resultados indicam que o Porto vem obtendo resultados positivos como decorrência de suas ações de governança. No entanto, sugere-se um constante monitoramento ambiental para evitar um possível ‘trancamento’ do Porto em uma trajetória desfavorável.pt
dc.description.abstractThe ports have been increasingly studied as enterprise clusters and an aspect that emerges from the literature is the coordination of actors belonging to the clusters, the port governance. Most of studies seeking to relate the port governance model to the performance ports, but the results are not conclusive since the performance port also depends on a number of other factors. Among such factors are past events, the previous choices made by the port, that impact their present and futures competitiveness. Therefore, port governance can be studied from the perspective of the path dependence. Thus, this study aimed to analyze the innovations related to port governance in the Valencia Port (Spain) from the assumptions of Path Dependence Theory. The evidences indicate that the Port has achieved positive results as a consequence of their governance actions. However, it is suggested a constants environmental monitoring to avoid the possible locking of the Port in an unfavorable trend.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gestão industrial [recurso eletrônico]. Curitiba, PR. Vol. 9, n. 3 (2013), p. 552-570pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPort governanceen
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectPath dependence theoryen
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectPort of valenciaen
dc.titleAnálise da governança portuária a partir da Path Dependence Theory : um estudo junto ao porto de Valênciapt_BR
dc.title.alternativePort governance analysis from Path Dependence Theory : a study on the Valencia Porten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000935999pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples