Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNodari, Christine Tesselept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mauricio Castilhos dept_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:35:04Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194014pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo estimar os impactos da variação da luminosidade do ambiente e da presença das linhas de centro e de bordo na pista sobre o perfil de velocidade e sobre o posicionamento de veículos em uma rodovia de pista simples. Para atingir tal objetivo foi avaliado o comportamento de condução de motoristas voluntários em um simulador de direção imersivo, para o qual foram desenvolvidos cenários rodoviários virtuais. Adicionalmente, esta pesquisa se propõe a analisar a influência do gênero e da idade do motorista sobre a velocidade e sobre a posição lateral praticada. Os experimentos envolveram um total de 56 participantes determinados a partir de um projeto de experimentos fatorial 2k. A análise dos dados foi feita por meio de teste de hipóteses (teste t), análise de variância (ANOVA) e coeficiente de variação. Os resultados apontam que os homens conduziram mais rápido quando não havia linhas de centro e de bordo na pista, enquanto mulheres conduziram mais rápido quando as linhas estavam presentes, e que os condutores jovens praticaram velocidades maiores e se posicionaram mais perto do eixo da pista que os condutores idosos. Os resultados evidenciam que a luminosidade do ambiente e a presença das linhas de centro e de bordo afetam tanto a velocidade quanto o posicionamento dos veículos na via e, conforme literatura, esses parâmetros afetam a segurança viária.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims to estimate the impacts of the variation of the ambient light and the presence of the centerline and edge lines on the road on the speed profile and the positioning of vehicles on a single lane highway. In order to achieve this objective, the driving behavior of volunteer drivers was evaluated in an immersive driving simulator, for which virtual highway scenarios were developed. Additionally, this study aims to analyze the influence of gender and the age of the driver on the speed choice and the lateral position. The experiments involved a total of 56 participants determined from a 2k factorial experiment design. Data analysis was performed using hypothesis test (t test), analysis of variance (ANOVA) and coefficient of variation. The results indicate that men drove faster when there were no centerline and edge lines on the road, while women drove faster when the lines were present, and that young drivers performed higher speeds and positioned themselves closer to the road axis than older drivers. The results show that the ambient light and the presence of the centerline and edge lines affect both the speed and the positioning of vehicles on the road and, according to the literature, these parameters affect road safety.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRoad safetyen
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectDriving simulatoren
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subjectAutomóvelpt_BR
dc.subjectSpeeden
dc.subjectLuminosidadept_BR
dc.subjectLateral positionen
dc.subjectAmbient lighten
dc.titleEfeitos da luz do ambiente e de sinalização horizontal na segurança em rodovias : estudo em simulador de direção imersivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092718pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples