Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:36:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194548pt_BR
dc.description.abstractEsta tese aborda a construção de um modelo de competências digitais para Mlearning com foco nos idosos (MCDMSênior). No atual panorama é notório que o número de idosos aumentou significativamente. Em paralelo, também ocorrem mudanças tecnológicas, principalmente o aumento de dispositivos móveis (DM), como é o caso dos smartphones e tablets. A M-learning refere-se ao uso de DM com foco em uma aprendizagem conectada e com mobilidade. Assim, com esta nova demanda também cresce o interesse da educação em aprofundar sobre o tema. Portanto, é pertinente cada vez mais investigar sobre as competências digitais necessárias para que os idosos possam utilizar os DM. A competência pode ser considerada como um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) que possibilitam ao sujeito subsídios para solução de situações-problema que possam surgir. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa do tipo estudo de casos múltiplos. O público-alvo desta investigação são pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos. A presente pesquisa conta com 6 etapas que possibilitou o desenvolvimento do MCDMSênior. Os dados obtidos, inicialmente, apresentam o mapeamento de 15 competências específicas dividias em três grupos: Alfabetização, Letramento e Fluência Digital. Também foi possível contemplar um plano de ação com estratégias pedagógicas, bem como situações-problema que podem ser adotadas com o público idoso no intuito de construir as competências digitais mapeadas no estudo. Portanto, vislumbra-se que o modelo desenvolvido servirá de base para cursos de inclusão digital, assim como em outros contextos pertinentes de educação.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis deals with the construction of a digital competency model for M-learning focusing on the elderly (MCDMSênior). In the current scenario it is well known that the number of elderly people has increased significantly. In parallel, there are also technological changes, mainly the increase of mobile devices (MD), as is the case of smartphones and tablets. M-learning refers to the use of MD with a focus on connected and mobile learning. Thus, with this new demand also grows the interest of education to delve into the subject. Therefore, it is pertinent to investigate more and more the digital competences necessary for the elderly to use the MD. Competence can be considered as a set of Knowledge, Skills and Attitudes (KSA) that allow the subject subsidies to solve problem situations that may arise. The study was developed from a qualitative approach of the multiple case study type. The target audience for this research are elderly people 60 years of age or older. The present research has 6 stages that enabled the development of the MCDMSênior. The data obtained, initially, present the mapping of 15 specific competences divided into three groups: Reading, Creep and Digital Fluency. It was also possible to contemplate a plan of action with pedagogical strategies, as well as problem situations that can be adopted with the elderly public in order to build the digital competences mapped in the study. Therefore, it is envisaged that the model developed will serve as a basis for courses of digital inclusion, as well as in other pertinent contexts of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectM-learningen
dc.subjectElderlyen
dc.titleModelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001093856pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples