Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDanilevicz, Ângela de Moura Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorBortolini, Rafael Fazzipt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:37:06Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194587pt_BR
dc.description.abstractStartups são empreendimentos que geralmente operam em ambientes de grande volatilidade, incerteza e risco e que possuem uma taxa de fracasso maior do que as empresas já estabelecidas. Seu objetivo primário é o de encontrar um modelo de negócio (MN) viável que permita gerar efetivo valor para seus clientes. Nos últimos anos, diversas abordagens têm sido desenvolvidas para descrever métodos e processos que ajudem empreendedores, de maneira iterativa, na busca de um MN viável. A metodologia Lean Startup (RIES, 2011) propôs um processo que permite a ágil validação de modelos de negócio (VMN) em startups. Dada a difusão e importância dessa metodologia nos meios profissionais, esta pesquisa versa sobre processos de VMN em startups, propondo uma ferramenta de gestão visual de suporte à VMN em startups de base tecnológica. Paraisso a pesquisa estruturou-se em duas etapas: (i) estudo do relacionamento entre outros processos de VMN a metodologia Lean Startup e (ii) análise de ferramentas de uso prático e proposição de ferramenta de gestão visual consolidada que apoie a VMN, seguida de estudo de caso de utilização da ferramenta em grupo de startups. Entre as principais contribuições acadêmicas deste trabalho, tem-se a identificação do Lean Startup como uma implantação prática e atual de estratégias baseadas na aprendizagem organizacional, posicionando-a frente a metodologias análogas dos meios acadêmicos, assim como o mapeamento e identificação das principais atividades-chave envolvidas em processos de VMN. Entre as contribuições ao meio prático, tem-se uma ferramenta de gestão visual proposta e implementada, que facilita a utilização de processos de VMN, ajudando o empreendedor em sua jornada de alto risco em busca da estabilização de seu MN.pt_BR
dc.description.abstractStartups are ventures that generally operate in environments of high volatility, uncertainty and risk, and which have a higher failure rate than established companies. Its primary objective is to find a viable business model (BM) that allows it to generate effective value for its customers. In recent years, several approaches have been developed to describe methods and processes that will help entrepreneurs, iteratively, in the search for a viable BM. The Lean Startup methodology (RIES, 2011) proposed a process that allows the agile validation of business models (BMV) in startups. Given the diffusion and importance of this methodology in the professional circles, this research deals with methods, methodologies and tools of BMV in startups, proposing a visual management tool to support BMV in startups of a technological nature based on the Internet. The research was structured in two stages: (i) study of the relationship between concepts, tools and different methods of BMV with the Lean Startup methodology; and (ii) analysis of tools for practical use and proposition of a consolidated visual management tool that support the BMV, followed by a case study in a group of startups. Among the main academic contributions of this work is the identification of Lean Startup as a practical and current implementation of strategies based on organizational learning, positioning it against similar methodologies of the academic fields, as well as the mapping and identification of the main key activities involved in BMV processes. Among the contributions to the practical environment is a proposed and implemented visual management tool that facilitates the use of BMV methods and processes, helping the entrepreneur in his high-risk journey in search of the stabilization of his MN.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectStartupsen
dc.subjectLean startuppt_BR
dc.subjectBusiness model validationen
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.titleValidação iterativa de modelos de negócio em startups de base tecnológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCortimiglia, Marcelo Nogueirapt_BR
dc.identifier.nrb001050599pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples