Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRockembach, Moiséspt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Lisiane Bragapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T02:36:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194617pt_BR
dc.description.abstractO arquivamento da web e mídias sociais constituiu o tema central desta pesquisa, e objetivou, a partir da personalização dos candidatos à Presidência de 2018 na plataforma Facebook, preservar os conteúdos audiovisuais publicados durante a campanha eleitoral. Adotou a metodologia de revisão bibliográfica e análise documental, de desenvolvimento de códigos de programação e estruturação de base de dados, sob uma abordagem exploratória-descritiva de análise quanti-qualitativa. O referencial teórico versou, predominantemente, sobre o fenômeno da personalização dos políticos nas mídias sociais e sobre o arquivamento da web e mídias sociais. Como objetivo geral compreendeu a necessidade de preservação digital dos vídeos publicados pelos candidatos à Presidência no Facebook, por meio do arquivamento da web. E como objetivos específicos, identificou todos os candidatos oficiais à Presidência, bem como suas respectivas páginas no Facebook; coletou todos os registros audiovisuais publicados pelos candidatos em suas páginas durante a campanha eleitoral do 1º e 2º turnos nos períodos: de 16 de agosto de 2018 a 04 de outubro de 2018 e de 08 de outubro de 2018 a 26 de outubro de 2018; verificou a disponibilidade do formato original dos registros publicados pelos candidatos após o período eleitoral; verificou os conteúdos de fontes de informações dos candidatos preservados em plataformas de arquivamento da web e disponibilizou o protótipo com os registros coletados e preservados Observou que, dos 2821 vídeos coletados durante a campanha eleitoral, 32 não estavam mais disponíveis no formato original ou por restrições legais ou por indisponibilidades diversas. Constatou que a iniciativa Internet Archive realizou a maior parte das coletas das fontes de informação dos candidatos, mas não de maneira intensiva e nem homogênea. Observou que a maior parte dos vídeos das fontes de informação dos candidatos não foram preservados pelas três iniciativas analisadas. Conclui que existe uma carência geral de arquivamento da web e mídias sociais de conteúdos brasileiros, sendo os conteúdos preservados por iniciativas internacionais fragmentado e limitado e, ainda, que a preservação de publicações públicas em mídias sociais deve ser fomentada no Brasil a fim de minimizar a efemeridade inerente aos registros.pt_BR
dc.description.abstractThe main subject of this paper is the archiving of the Web and social media and its objective was to preserve, based on the personalization of the 2018 Presidential candidates on the Facebook platform, audiovisual content published during the electoral campaign. The methodology consisted of a literature review and documentary analysis and the development of programming codes and database structure, under an exploratory-descriptive approach of quanti-qualitative analysis. The theoretical background was, predominantly, on the phenomenon of personalization of politicians in social media and on the archiving of the Web and social media. As a general objective, it understood the need for digital preservation of videos published by Presidential candidates on Facebook through archiving the Web. And as a specific goal, it identified all the official presidential candidates as well as their respective Facebook pages; collected all the audiovisual records published by the candidates on their pages during the electoral campaign of the first and second rounds in the periods: from August 16, 2018 to October 4, 2018 and from October 8, 2018 to October 26, 2018; the availability of the original format of the collected records published by the candidates after the electoral period was verified ; verified the contents of source information of the candidates preserved in archival platforms of the Web and made available the prototype with the collected and preserved records. It observed that the 2821 videos collected during the electoral campaign, 32 were no longer available in the original format or by legal restrictions or other unavailability. It was found that most of the collection of the source information of the candidates was done by the Internet Archive initiative, but not in an extensive or homogenous way. It was also observed that most videos from the candidates’ source information were not collected by the three initiatives that were analyzed. It was concluded that there is a general lack of Web and social media archiving of Brazilian content; that the content archived by international initiatives is incomplete and limited; and that the archiving of public publications on social media should be fostered in Brazil in order to decrease the inherent ephemerality of the records.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWeb archiving and social mediaen
dc.subjectPreservação digitalpt_BR
dc.subjectPresidential Candidates 2018en
dc.subjectFacebook (Site)pt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectPresidential Elections 2018en
dc.subjectFacebooken
dc.subjectVideosen
dc.titleArquivamento da web e mídias sociais : preservação digital de vídeos da campanha presidencial brasileira de 2018pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094211pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples