Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Kunrathpt_BR
dc.contributor.authorRuskowski, Bianca de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T02:36:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194640pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as características e as mudanças qualitativas nas formas de exercício do ativismo contemporâneo tecnologicamente mediado a partir de plataformas de mídias sociais. Para tanto, foram realizados cinco grupos focais com 24 indivíduos que atuam politicamente, mas não mantém vínculo com organizações de movimentos sociais. A intenção foi a de compreender as dinâmicas de interação e diferentes estratégias utilizadas por eles na propagação de causas contenciosas. Além desse material, foi realizada uma coleta de dados baseada no princípio metodológico de thickening data que envolveu as publicações de cada perfil na plataforma Facebook por um período de quatro meses. Esse material totalizou 8.225 posts coletados, dos quais 4.893 foram analisados a partir de procedimentos de análise de conteúdo. O banco de dados foi construído e analisado via software Excel, e os grupos focais foram transcritos e analisados com o software NVivo 10 Pro. O ativismo tecnologicamente mediado foi caracterizado pela separação entre organização e mobilização, a identificação e promoção de ações que visam mobilizar e difundir uma ou mais causas via performances de conexão. Outra característica apreendida foi a publicização de causas defendidas como ato, ao mesmo tempo, pessoal e político. Por fim, a quarta característica é a criação de um “nós” menos como um grupo corporificado e mais como o somatório dos indivíduos que compartilham posicionamentos comuns sobre causas. Com isso, foi possível propor uma tipologia inicial para identificar diferentes formas e sentidos que o ativismo tecnologicamente mediado assume a partir de dois critérios: intensidade (baixa e alta) e ocorrência (continuada e pontual).pt
dc.description.abstractThis work analyzes the characteristics and qualitative changes in the forms of exercise of contemporary technologically mediated activism in social media platforms. To this end, five focal groups were held with 24 individuals who act politically, but do not maintain ties with social movement organizations. The purpose was to understand the dynamics of interaction and different strategies used by them in the diffusion of contentious causes. In addition to this material, data from the publications of each profile on the Facebook platform were collected for a period of four months following methodological principles of thickening data. This material consisted of 8,225 collected posts, of which 4,893 were analyzed with content analysis procedures. The database was built and analyzed via Excel software and the focus groups were transcribed and analyzed using the NVivo 10 Pro software. Technologically mediated activism was characterized by the detachment between organization and mobilization, the identification and promotion of actions that aim to mobilize and diffuse one or more causes through performances of connection. Another characteristic perceived in this sort of activism is the publicity of causes defended as an act both personal and political. Finally, the fourth characteristic is the creation of a "we" as the sum of individuals who share common positions about causes, rather than as an embodied group. With this, it was possible to propose an initial typology to identify different forms and meanings that the technologically mediated activism assumes from two criteria: intensity (low and high) and occurrence (continuous and punctual).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActivismen
dc.subjectEngajamento políticopt_BR
dc.subjectThick dataen
dc.subjectAtivismo urbanopt_BR
dc.subjectCiberativismopt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTechnologically mediated activismen
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.titleAtivismo tecnologicamente mediado: transformações do ativismo em plataformas de mídias sociaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001094388pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record