Show simple item record

dc.contributor.advisorBaumgarten, Maírapt_BR
dc.contributor.authorBaldasso, Júlio Césarpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T02:36:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194643pt_BR
dc.description.abstractA produção de conhecimentos, ciência, tecnologia e inovação é tema de interesse da Sociologia, dadas as interações e condicionamentos mútuos entre ciência e sociedade. Pesquisas recentes vêm discutindo tanto o fazer científico, quanto o papel da ciência e da tecnologia na sociedade capitalista, além de oferecer propostas de políticas públicas na produção, distribuição e apropriação do conhecimento. Todavia, demonstra-se fundamental direcionar o olhar para os produtores de tais conhecimentos e suas concepções sobre o que é a ciência. Nesta dissertação, minha proposta é investigar quais são as concepções de ciência de discentes da pós-graduação. Para tanto, considero a sua compreensão a respeito de discussões caras aos debates sobre ciência a partir das seguintes categorias: caráter provisório da ciência, base empírica da ciência, subjetividade na ciência, imaginação e criatividade na ciência e pluralidade na ciência. Ademais, abordo tópicos complementares, tais como: neutralidade na ciência, influências sociais e culturais no fazer científico e produtivismo/produtividade na ciência. Estabeleço como campo de análise os programas de pós-graduação na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2018. Parto da seguinte questão: Como se caracterizam as concepções dos discentes de pós-graduação? De forma complementar, somam-se a esta questão indagações sobre a existência de unidade ou diversidade nas concepções de ciência encontradas na pós-graduação, as semelhanças e diferenças entre as concepções de ciência predominantes nas diferentes áreas do conhecimento e a influência de elementos internos e externos à universidade para a formação de concepções de ciência. Para tanto, utilizo duas abordagens de pesquisa, a primeira referente à realização de entrevistas semi-estruturadas com os discentes da pós-graduação da UFRGS sob uma abordagem qualitativa de análise; e a segunda referente à formulação e à aplicação de questionários analisados sob uma abordagem quantitativa. Em termos de resultados ressalto a compreensão de que o debate sobre concepções de ciência constitui-se como uma problemática complexa, porém necessária para a reflexão dos cientistas a respeito da própria prática. Os dados da dissertação reforçam a relevância da educação e da comunicação científica dentro dos espaços acadêmicos, indicando a necessidade de uma maior promoção de discussões reflexivas e críticas sobre a ciência. Portanto, defendo a importância da criação de medidas que contribuam com o objetivo de promoção da educação científica, envolvendo a atuação conjunta da universidade, dos departamentos e dos próprios pesquisadores.pt_BR
dc.description.abstractThe production of knowledge, science, technology and innovation is a topic of interest to Sociology, given the interactions and mutual conditioning between science and society. Recent researches have been discussing both the scientific making and the role of science and technology in capitalist society, as well as offering proposals for public policies in the production, distribution and appropriation of knowledge. However, it is essential to direct the view to the producers of such knowledge and their conceptions about what science is. In this dissertation, my proposal is to investigate the conceptions of science of postgraduate students. To do so, I consider their understanding of important science debates from the following categories: provisional character of science, empirical basis of science, subjectivity in science, imagination and creativity in science, and plurality in science. In addition, I cover complementary topics, such as: neutrality in science, social and cultural influences in scientific doing and productivism/productivity in science. I established as field of analysis the academic graduate programs of Universidade Federal do Rio Grande do Sul in 2018. My research problem was: how are the conceptions of graduate students characterized? In a complementary way, I add to this question questions about the existence of unity or diversity of conceptions of science found in graduate programs, the similarities and differences between the predominant conceptions of science in different areas of knowledge and the influence of internal and external university variables for the formation of conceptions of science. Therefore, I use two research approaches, the first one regarding semi-structured interviews with doctoral students from UFRGS under a qualitative analysis approach; and the second concerning the formulation and application of questionnaires analyzed under a quantitative approach. In terms of results, I underline the understanding that the debate on conceptions of science constitutes a complex but necessary problem for the scientists' reflection on the practice itself. The results reinforce the relevance of education and scientific communication within academic spaces, indicating the need for a greater promotion of reflexive and critical discussions about science. Therefore, I defend the importance of creating measures that contribute to the objective of promoting scientific education, involving the joint action of the university, departments and researchers themselves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectConceptions of Scienceen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPostgraduate Scienceen
dc.subjectEpistemology and Sociology of Scienceen
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectScientific Educationen
dc.subjectNature of Scienceen
dc.subjectSociologia da ciênciapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleConcepções de ciência na pós-graduação: uma análise com discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094067pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record