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dc.contributor.authorMoreira, Andréa de Castropt_BR
dc.contributor.authorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:12Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194840pt_BR
dc.description.abstractO estudo apresenta a observação do processamento da experiência estética como potencial recurso para o desenvolvimento de projetos de design emocional. Relacionando experiências sensoriais estabelecidas na interação entre usuário e produto e as respostas emocionais decorrentes desta, analisa três modelos que abordam a questão pelo viés da apreciação de arte. Tais modelos explicitam e desenvolvem-se sobre fatores comuns ao design, permitindo vislumbrar uma aplicação no campo projetual voltado a produtos de consumo. A partir destes, objetiva-se a proposição de um modelo unificado, relacionando a identificação de atributos visuais, seu vínculo com estímulos e atuação dos mesmos enquanto gatilhos para evocar estados afetivos. O desenvolvimento deste modelo visa fornecer uma base teórica sistematizada e objetiva sobre o tema, para facilitar sua aplicação intencional em projetos de design. Apresenta por resultado um modelo organizado em 5 estágios e 2 etapas de processamento, responsáveis pela geração dos outputs.pt
dc.description.abstractThis study presents the investigation on aesthetic experience processing as a potential resource to projects’ development centered on emotional design. Seeking out to correlate sensorial experiences established between user and product and the emotional responses arising from these interactions, analyzes three models that approach the aesthetic experience through the lens of art appreciation. Such models showcase and are built on factors commonly associated to design practice, allowing for they possible usage when it comes to projects focused on products. Taking these models as a starting point, the development of an unified model, relating the identification of visual attributes, their connections with stimuli and actuation as affective states’ triggers, is proposed. The development of the model aims to provide a systematic theorical basis to the subject matter, intending to facilitate its deliberate. Presents by result an organization on 5 stages and 2 phases of processing, that generates outputs on phase 3.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. v.22, n.3 (dez. 2018), p. 06-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectEmotional designen
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectAesthetic experienceen
dc.subjectVisual attributesen
dc.subjectUnified modelen
dc.titleExperiência estética e percepção visual : análise de abordagens e proposição de um modelo unificado para o designpt_BR
dc.title.alternativeAesthetic experience and visual perception : approaches' analysis and proposition of a unified model for designen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001091416pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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