Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorSpironello, Daniela Giannept_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T02:36:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194990pt_BR
dc.description.abstractO cenário organizacional tem passado por rápidas transformações. Assim, as áreas de treinamento sofreram algumas modificações, pois se foi necessário pensar em um sistema educacional que atendesse as necessidades do mercado e estivesse alinhado com a estratégia da organização. Neste contexto, surgiu o conceito de “educação corporativa”, trazendo mudanças para as práticas de treinamento e desenvolvimento, buscando tornar as atividades de treinamento um processo contínuo e abrangente, mais estratégico e pautado no desenvolvimento de competências. A ferramenta da qual as áreas de educação corporativa se utilizam é a Universidade Corporativa. As empresas, não sendo atendidas por instituições de ensino tradicional, passaram a criar suas próprias instituições. As universidades corporativas mais bem sucedidas estão fundamentadas no ensino a distância, pois este gera flexibilidade de estudar, agilidade no aprendizado, gestão do conhecimento e autonomia do aluno. Um dos setores do mercado que mais vem passando por transformações e tem se tornado cada vez mais competitivo é o setor bancário. Tendo todos esses aspectos em vista, a presente pesquisa buscou compreender não apenas as ações de educação a distância em áreas de educação corporativa de instituições financeiras brasileiras, mas também identificar e analisar as ferramentas, políticas e práticas, assim como a organização de uma área de treinamentos para que o desenvolvimento organizacional seja possível. Para tal, o estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa realizada com quatro instituições financeiras, o roteiro foi semiestruturado e baseado nos sete princípios fundamentais de sucesso de um sistema de educação corporativa defendidos por Marisa Eboli. Ao final do estudo foi identificado que as UCs surgiram nas organizações para gerar competitividade. O EAD aparece como uma ferramenta essencial para gerar aprendizado, pois proporciona agilidade e ganho de eficiência. Entretanto, não existem projetos de treinamento exclusivamente a distância nessas instituições, pois o treinamento presencial ainda é muito necessário para mudanças de comportamento e mindset.pt
dc.description.abstractThe organizational landscape has been through fast transformations. Therefore, some training areas also felt this impact, because it was necessary to create an educational system that would fulfill market’s needs and be aligned with the strategy of the company. In this context, the concept of "corporate education" emerged, changing training and development practices, seeking to make training activities a continuous and in-depth process, more strategic and based on the development of competences. The tool used by corporate education areas is the Corporate University. The companies, unsatisfied by traditional learning institutions, began to create their own institutions. The most successful corporate universities are based on distance education, because it provides flexibility to study, agility in learning, knowledge management and student autonomy. One of the sectors of the market that has been through more transformations and has become increasingly competitive is the banking sector. Taking all these aspects into account, this research aimed to understand not only distance education actions in areas of corporate education of Brazilian financial institutions, but also to identify and analyze tools, policies and practices, as well as the organization of a training area so that company development is possible. For this, the study was based on a qualitative research carried out with four financial institutions, the script was semi-structured and based on the seven fundamental principles of success of a corporate education system defended by Marisa Eboli. At the end of the study it was possible to identify that the corporate universities were developed in companies to increase competitiveness. Distance education appears as an essential tool for learning because it provides agility and efficiency gains. However, there are no exclusively distance training projects, since face-to-face training is still very necessary for behavioral and mindset changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectFinancial institutionsen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectInstituições financeiraspt_BR
dc.subjectCorporative educationen
dc.subjectCorporate universityen
dc.subjectTrainingen
dc.subjectDistance learningen
dc.titleAções de educação a distância em áreas de educação corporativa : um estudo nas instituições financeiras brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem