Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCharczuk, Simone Biccapt_BR
dc.contributor.authorSchuchmann, Cíntia Tetelbompt_BR
dc.date.accessioned2019-06-05T02:33:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195092pt_BR
dc.description.abstractO estudo surge do questionamento: como a Roda de Conversa, entendida como momento para a construção de aprendizagens democráticas, pode promover espaço para a voz das crianças? Seus objetivos são de amparar teoricamente o momento da Roda de Conversa em sala de aula, relatar o projeto desenvolvido no período do estágio obrigatório para o curso de Licenciatura em Pedagogia e analisar as experiências vivenciadas com Roda de Conversa articulando com elementos teóricos. A metodologia do trabalho é qualitativa, tendo sido feita uma revisão bibliográfica não-sistemática e o relato de experiência da prática da Roda de Conversa no estágio obrigatório do curso num grupo de 13 crianças de dois a quatro anos de uma instituição pública. As principais influências do trabalho são a concepção das “linguagens geradoras”, de Junqueira Filho (2017) e a luta por uma educação para a democracia de Freire. Também fazem parte do referencial bibliográfico pesquisas acerca da Roda de Conversa na Educação Infantil de Almeida, Bombassaro, Costa (et. al.), Devries e Zan, Madalena Freire, Silva e Vasconcelos. Ao apresentar a revisão teórica, a Roda de Conversa é classificada de acordo com sua função: como conteúdo-linguagem, situação de aprendizagem e estratégia pedagógica. O relato de experiência traz reflexões sobre o andamento do projeto Roda de Conversa e detalhes sobre como foi o desenvolvimento com o grupo. É ressaltado o importante papel que a professora tem no momento da roda como alguém que promova um ambiente democrático. Também aponta-se o potencial que a Roda de Conversa tem na luta por uma sociedade democrática, não ficando restrita à Educação Infantil.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação democráticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleRoda de conversa : aprendizagem democrática na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092204pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples