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dc.contributor.advisorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorMartinelli, Jéssyca Ritapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-06T02:35:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195580pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo dessa pesquisa é investigar de que maneira as justificativas das escolhas didático-metodológicas para a realização de um trabalho docente aparecem no Diário de Classe produzido durante o estágio. Como referencial teórico, são abordados autores como Miguel Arroyo, Maurice Tardif, Claude Raymond, Laurence Bardin e Luciana Piccoli, Patrícia Camini. A partir do material empírico, foram elaborados três eixos analíticos, cada um focalizando uma justificativa diferente: 1) Organização do trabalho pedagógico; 2) recursos didáticos e 3) estratégias didáticas. Escolhido qualitativamente, o primeiro eixo refere-se a importância da organização do ambiente, do tempo, da turma e dos materiais, por embasar a necessidade do planejamento da organização dos diversos fatores envolvidos na prática pedagógica para uma atividade bem executada. O segundo apresenta a utilidade de recursos didáticos para aulas mais dinâmicas e qualificadas. O terceiro aponta as características positivas de se pensar em estratégias didáticas para a turma. Evidenciou-se, a partir de análises, que o investimento em escrever justificativas nos planejamentos auxilia a promover aulas mais lúdicas, dinâmicas, qualificadas e apropriadas. Além disso, este investimento também colabora para a constituição docente e se configura como parte do trabalho do professor, como será demonstrado nessa pesquisa.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.titleJustificativas para as escolhas didático-metodológicas como constituintes do trabalho docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092232pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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