Show simple item record

dc.contributor.authorNagasawa, Ellen Yurikapt_BR
dc.contributor.authorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.date.accessioned2019-06-26T02:34:29Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2358-1042pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196255pt_BR
dc.description.abstractO conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.pt_BR
dc.description.abstractThe concept of proficiency that underlies the Celpe-Bras Exam consists of "the proper use of the language to perform actions in the world" (BRASIL, 2006, p.3). The key point in the preparation of an examinee for the Celpe-Bras Exam, therefore, must be the understanding of the dialogical vision that underlies the test. Hence, this work aims to discuss on the design of teaching material to prepare for the Celpe-Bras Exam based on the concept of discourse genres. The paper begins by introducing the characteristics of the Celpe-Bras Exam, its structure and the notion of proficiency. It next reviews the theoretical fundamentals relative to the development of the proposed didactic material and its elaboration stages. Finally, the paper shows a possibility of using the dialogical view of language in the classroom practice of Celpe-Bras Exam’s preparatory courses from the analysis of the proposed didactic material.en
dc.description.abstractEl concepto de competencia que fundamenta el Examen Celpe-Bras consiste en el "uso adecuado de la lengua para desempeñar acciones en el mundo" (BRASIL, 2006, p.3). El punto central en la preparación de un aspirante al Examen Celpe-Bras, por lo tanto, debe ser la comprensión de la visión dialógica que subyace a las pruebas. Así, el objetivo de este trabajo es reflexionar acerca de la creación de material didáctico de preparación al Examen Celpe-Bras a partir de la noción de géneros del discurso. En primer lugar, se presentan las características del Examen Celpe-Bras, su estructura y la noción de competencia que lo orienta. Luego, se discuten los presupuestos teóricos que ampararon la creación de la secuencia didáctica propuesta y sus etapas de elaboración. Las reflexiones realizadas están basadas en el análisis del material didáctico propuesto, que demuestra la posibilidad del uso de la visión dialógica de lenguaje en la práctica de aula de cursos preparatorios al Examen Celpe-Bras.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLinguagem: estudos e pesquisas. Catalão, GO. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 151-166pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectCelpe-Bras examen
dc.subjectDidactic materialen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLanguage for specific purposesen
dc.subjectExame Celpe-Braspt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectPortuguese as additional languageen
dc.subjectExamen Celpe-Brases
dc.subjectMaterial didácticoes
dc.subjectLengua para fines específicoses
dc.subjectPortugués como lengua adicionales
dc.titleMaterial didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Braspt_BR
dc.title.alternativeDidactic material based on dialogic perspective of language : a proposal for Celpe-Bras exam preparationen
dc.title.alternativeMaterial didáctico con base en la perspectiva dialógica del lenguaje : una propuesta para preparación al examen Celpe-Brases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001093894pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record