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dc.contributor.advisorSouza, Marcelino dept_BR
dc.contributor.authorMarins, Ângela Cristina Albarellopt_BR
dc.date.accessioned2019-06-29T02:36:42Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196415pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata do estudo das percepções de empreendedores quanto aos estímulos e restrições institucionais em dois roteiros turísticos. O meio rural sofre com a sazonalidade inerente ao agronegócio, com condições climáticas adversas, com escassez de recursos, com municípios diante de restrições econômicas dentre outros fatores. Nesse contexto, parece interessante diversificar a atividade produtiva, gerar renda complementar e buscar agregar valor aos produtos e serviços ofertados. Essas ações dependem do empreendedorismo que está relacionado às instituições existentes. Nesse sentido, quanto melhor for a qualidade das estruturas das dimensões cognitivas, normativas e regulativas, tanto maior será a atividade empreendedora num determinado território. A qualidade dessas dimensões depende dos valores, das crenças, da cultura, dos costumes, dos predicados morais, dos sistemas legais, das Políticas Públicas e organizacionais dentre outros. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo principal saber as percepções dos empreendedores em roteiros turísticos em relação aos eventuais apoios e/ou restrições das instituições para o desenvolvimento do turismo. Os demais objetivos são o de caracterizar o perfil dos empreendedores e dos empreendimentos dos roteiros de turismo; e verificar as percepções dos empreendedores quanto às instituições a partir das dimensões regulativas, normativas e cognitivas. O conhecimento das percepções dos empreendedores nas três dimensões permite identificar as mais frágeis e a partir dessa informação é possível estabelecer mecanismos para fortalecê-las e, dessa forma, fomentar o empreendedorismo no turismo. A discussão e análise realizadas no trabalho têm como base teórica o aporte da nova economia institucional. O trabalho consistiu de duas etapas metodológicas distintas. Inicialmente, fez-se uma pesquisa documental com posterior análise do documento que contribuíram para descrever as trajetórias do desenvolvimento dos roteiros. A segunda etapa foi constituída por um roteiro estruturado de pesquisa composto por cinco partes. A pesquisa foi constituída pelo estudo de dois casos, tendo sido selecionados intencionalmente e pelo fácil acesso aos roteiros das Salamarias e Via Orgânica. A primeira parte do formulário buscou caracterizar o empreendedor; a segunda parte do formulário se destinou a caracterizar o empreendimento, esse conjunto de dados serviu para contextualizar o cenário em que os roteiros estão inseridos. Da terceira até a quinta parte do formulário se destinaram a obter as percepções dos empreendedores em relação às instituições nas suas dimensões regulativas, normativas e cognitivas existentes. Através do exame da média geral encontrada para cada uma das três dimensões - regulativa, normativa e cognitiva - temse que o roteiro das Salamarias apresentou média geral inferior ao do roteiro da Via Orgânica para as dimensões Regulativas e Cognitivas. Portanto, essas duas dimensões necessitam ser priorizadas pelo Poder Público para estimular o empreendedorismo no turismo, em especial, no roteiro das Salamarias. A dimensão normativa foi a que apresentou melhores resultados para ambos os roteiros, sendo a dimensão que menos necessita de atenção por parte do Poder Público.pt
dc.description.abstractThis dissertation deals with the study of entrepreneurs' perceptions of institutional stimuli and restrictions in two Touristic itineraries. The rural areas suffer from the seasonality inherent to agribusiness, with adverse weather conditions, scarcity of resources, as well as municipalities which face economic restrictions among other factors. Therefore, it seems interesting to diversify productive activity, generate complementary income and seek to add value to the products and services offered. These actions depend on entrepreneurship that is related to existing institutions. Hence, the better the quality of the structures of the cognitive, normative and regulatory dimensions, the higher the entrepreneurial activity in a given territory will be. The quality of these dimensions depends on values, beliefs, culture, customs, moral predicates, legal systems, public and organizational policies, among others. The main objective of the work presented here is to know the perceptions of entrepreneurs in tourist itineraries in relation to possible support and/or restrictions from institutions for the development of tourism. The other objectives are to characterize the profile of entrepreneurs and enterprises in tourism itineraries; and verify the perceptions of itineraries entrepreneurs regarding the institutions from the regulatory, normative and cognitive dimensions. Knowledge of the perceptions of entrepreneurs in the three dimensions allows identifying the weakest points and, consequently, based on such information, it is possible to establish mechanisms to strengthen them and, thus, foster entrepreneurship in tourism. The discussion and analysis carried out in the study are theoretically based on the contribution of the new institutional economy. The work consisted of two distinct methodological stages. Initially, a documentary research was carried out with subsequent analysis of the document that contributed to describe the trajectories of the development of the itineraries. The second stage consisted of a structured research script composed of five parts. The research consisted of the study of two cases, having been selected intentionally and by the easy access to the itineraries of the Salamarias and Via Orgânica. The first part of the interview form sought to characterize the entrepreneur; the second part intended to characterize the enterprise, serving to contextualize the scenario in which the scripts are inserted. From the third to the fifth part the intention was to obtain the perceptions of entrepreneurs about the institutions in their regulatory, normative and cognitive existing dimensions. Through the examination of the general average found for each of the three dimensions - regulatory, normative and cognitive - we found that the Salamarias itinerary presents an overall average lower than that of the one presented by Via Orgânica for the Regulatory and Cognitive dimensions. Therefore, these two dimensions need to be prioritized by the Government to stimulate entrepreneurship in tourism, especially in the Salamarias itinerary. The normative dimension was the one that presented the best results for both itineraries, being the dimension that less needs attention from the Government.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTourismen
dc.subjectTurismo ruralpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectTouristic itinerariesen
dc.subjectInstitutions.en
dc.subjectRegulatory, normative and cognitive dimensionsen
dc.titlePercepções dos empreendedores quanto aos estímulos e restrições institucionais em dois roteiros turísticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095811pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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