Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRauber, Joaquimpt_BR
dc.contributor.authorTonini, Ivaine Mariapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T02:35:35Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196458pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca refletir sobre o livro didático de Geografia e suas extensões, principalmente sobre as continuidades e transformações em seus formatos e suas relações no ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Desta forma, procuramos pontuar os possíveis rasgos metodológicos entre um e outro, percebendo a aprendizagem num fio que pode perpassar ambos. Entrelaçamentos que se tecem junto ao contexto que os estudantes estão imersos, considerando a complexidade digital e tecnológica que a sociedade atualmente oferece. Refletir o livro didático em diferentes formatos conjuga o pensar de que esse, não é neutro e por isso não se resume a um suporte pedagógico sem intencionalidades, a ponto de que, o que ele produz e a forma como é produzido não fosse da sua própria constituição. Essa escrita apresenta interrogações e implicações que circulam o ensino da Geografia, na referência do livro didático: problematizações em questões como textos, imagens, hipertextos, novos layouts e designs fazem parte deste percurso de análise das obras didáticas de Geografia. Nesse sentido, os novos livros didáticos de Geografia, trazem mudanças em suas disposições, alicerçadas nas novas tecnologias e nos suportes digitais, que alteram as possibilidades e operacionalidades dos novos leitores. A pesquisa também traz indicativas de algumas funções do livro didático de Geografia, como reprodutor de conteúdos comuns, tomando como base, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa Nacional do Livro Didático, conceitos e paradigmas tradicionais que, de certo modo, continuam a atender os interesses do mercado.pt_BR
dc.description.abstracthis study reflects about the didactical Geography book and its extensions, mainly about the continuities and transformations in its contexts and its relations in school Geography teaching and learning. This way, it is sought to point the possible methodological gaps between one to each other, and to perceive the learning in a line able to run through the both. Entanglements that are woven to the context which the students are immersed, they consider the digital and technological complexity offered nowadays by the society. Reflecting the didactical book in different formats conjugate the thinking that this is not neutral, and for this it does not summarise in a pedagogical support without intentions, that what is produced on it and the way that its produced it is not itself constitution. This writing presents interrogations and implications around Geography teaching, in reference to didactical book: problematizations in questions as texts, images, hypertexts, new layouts and designs do part of this analyse’s course of Geography didactical work. In this sense, the new didactic Geography books bring changes on their provisions, which are grounded on new technologies, and digital supports, that change the possibilities and operabilities of new readers. The research also brings indicatives of some didactic Geography book functions, as an ordinary subjects copier, which uses as its base the national curriculum guidelines, Programa Nacional do Livro Didático, concepts and traditional paradigms which somehow continue serving the market interests.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimentos para ensinar geografia : oscilações. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 259-276pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDidactical booken
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTeaching in geographyen
dc.subjectContinuities and transformationsen
dc.titleLivro didático de geografia : entre o impresso e o digitalpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001080343pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples