Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorges, Rúbia Aparecida Cidadept_BR
dc.contributor.authorTonini, Ivaine Mariapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T02:35:38Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196468pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo visa publicizar algumas discussões que dizem respeito às práticas homogeneizadoras de identidades na escola, de modo a, através das aulas de Geografia, desnaturalizar discursos sobre as minorias e/ou grupos socialmente desfavorecidos (nessa escrita chamados de diferentes: mulheres, público LGBT, negros e refugiados), contribuindo para superar a subjetividade contrária à promoção dos Direitos Humanos e oportunizando a desconstrução de estereótipos presentes no senso comum. Para tal, os ditos dos alunos de 9º Ano de escola pública municipal foram coletados, no ano letivo de 2016, e foram analisados com o apoio da bibliografia selecionada, a partir dos pressupostos dos Estudos Culturais e do ensino contemporâneo de Geografia Escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims at publicizing some discussions regarding alternatives to the homogenizing practices of identities in the school, in order to denaturalize discourses about minorities and/or socially disadvantaged groups through geography classes (women, LGBT people, blacks and refugees), contributing to overcome subjectivity contrary to the promotion of Human Rights and opportunizing the deconstruction of stereotypes present in “common sense”. To that end, the students of the 9th year of municipal public school were collected in the academic year of 2016 and analyzed with the support of the selected bibliography, based on the assumptions of Cultural Studies and contemporary teaching of School Geography.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 93-112pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectMinoriaspt_BR
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectHuman rightsen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectMinoritiesen
dc.titleNem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografiapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001096594pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples