Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Fernanda Chocronpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-10T02:33:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196734pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutorado apresenta um estudo das práticas de consumo de vídeos realizadas por jovens (18 a 24 anos) que residem em áreas rurais do interior do Brasil, especificamente nos municípios de Cametá, no estado do Pará (PA), e de Tavares, no estado do Rio Grande do Sul (RS), localizados respectivamente nas regiões Norte e Sul do país. No decorrer dessa experiência da pesquisa, foi desenvolvida uma proposta teórico-conceitual baseada no conceito de fluxos interacionais, que entendemos como conexões pluridimensionais estabelecidas pelas audiências a partir de interações comunicativas (FRANÇA & SIMÕES, 2016) durante a assistência de vídeos oriundos de diversas plataformas de conteúdo para além da televisão, estas online ou offline e acessíveis via dispositivos variados, em diferentes lugares e horários do dia. Nós articulamos os dados empíricos construídos em pesquisa de campo nos dois municípios citados com aportes teóricos diversos (WILLIAMS, 2016; JENSEN, 1995, 2010; MORLEY & SILVERSTONE, 1990; SILVERSTONE, 1994; CARLON, 2014; COURTOIS, 2012; FECHINE, 2013, 2014; OROZCO GÓMEZ, 2010, 2011, 2014a, 2014b, 2014c; SCOLARI, 2014a, 2014b; MILLER, 2001, 2007; GARCÍA-CANCLINI, 2008a, 2008b, 2013) no intuito de compreender como os 21 participantes da pesquisa combinam as oito dimensões constitutivas dos fluxos interacionais (tela, tipo de audiência, horário, local, conteúdo, fonte de conteúdo, forma de seleção de conteúdo e regime de assistência) para viabilizar suas situações de assistência. Essa proposta orientou a montagem de um desenho metodológico híbrido, que permitiu o mapeamento de dados sobre um fenômeno cada vez mais disperso em tempo e espaço, que é o consumo de vídeos. Assim, desenvolvemos estratégia metodológica baseada na associação do estudo de diários com entrevistas semiestruturadas individuais. O material do estudo de diários – criado exclusivamente para a tese –, consiste em um conjunto de cartões que foi preenchido pelos participantes durante 10 dias. Após o preenchimento do diário, os jovens foram entrevistados, relatando e analisando as situações de consumo registradas nos cartões. Os resultados obtidos apontaram para existência de sete fluxos interacionais: (i) conteúdo favorito; (ii) notícias à mesa; (iii) relaxando em casa; (iv) companhia pela manhã; (v) ficção no tempo livre; (vi) zapping nas redes sociais; (vii) aprendendo com vídeo. Esses fluxos evidenciaram que o consumo de vídeos no atual cenário de convergência midiática (JENKINS, 2001; 2009; TERLUTTER & MOICK, 2013; KAZAKOVA & CAUBERGHE, 2013; AQUINO, 2012) demanda cada vez mais competências dos sujeitos (SCOLARI, 2018; LIVINGSTONE, 2002) com repertórios de mídia diversificados (HASEBRINK & HÖLIG, 2013), que vão além dos acumulados a partir das interações com o televisivo (OROZCO GÓMEZ, 2011). É a partir dessas competências, articuladas com seus contextos imediatos (individual, microssocial e macrossocial), que os participantes estabelecem distintos níveis de uso de mídia com diversos conteúdos e plataformas e delineiam seus fluxos interacionais para o consumo de vídeos.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral dissertation presents a study about video consumption practices of young people (18 to 24 years old) that live in rural areas of the countryside of Brazil, more specifically in the municipalities of Cametá, in the state of Pará (PA) and Tavares, in the state of Rio Grande do Sul (RS), located, respectively, in the northern and southern regions of the country. During this study, a theoretical-conceptual proposal based on the concept of interaction flows was developed, that we understand as multidimensional connections established by the audiences throughout communicative interactions (FRANÇA & SIMÕES, 2016) during situations of watching video, in which the content came from several platforms beyond television, that can be online or offline and are accessible via several devices, in different locations and times of the day. We articulated with the empirical data collected in the field study, performed in both municipalities, with theoretical concepts from previous work (WILLIAMS, 2016; JENSEN, 1995, 2010; MORLEY & SILVERSTONE, 1990; SILVERSTONE, 1994; CARLON, 2014; COURTOIS, 2012; FECHINE, 2013, 2014; OROZCO GÓMEZ, 2010, 2011, 2014a, 2014b, 2014c; SCOLARI, 2014a, 2014b; MILLER, 2001, 2007; GARCÍA-CANCLINI, 2008a, 2008b, 2013) to better understand how the 21 participants of this study combined the eight constitutive dimensions of interaction flows (screen, type of audience, time, place, content, source of content, form of content selection, viewing regime) to enable their viewing situations. This proposal guided us in establishing a hybrid methodological design, which allowed us to capture data about video consumption, a phenomenon increasingly spread in time and space. The methodological strategy was based on the association of a diary study and individual semi-structured interviews. The material of the diary study – created exclusively for this dissertation –, consists of a stack of cards that was filled out by the participants during 10 days. After filling out the diary, the young people were interviewed, while reporting and analysing the consumption situations registered in the cards. The results lead to the description of seven interaction flows: (i) favourite content; (ii) news at the table; (iii) relaxing at home; (iv) company in the morning; (v) fiction during free time; (vi) zapping on social networks; (vii) learning through video. These flows demonstrated that video consumption in the current media convergence scenario (JENKINS, 2001; 2009; TERLUTTER & MOICK, 2013; KAZAKOVA & CAUBERGHE, 2013; AQUINO, 2012) demands increasingly more competences from subjects (SCOLARI, 2018; LIVINGSTONE, 2002) which contain diverse media repertoires (HASEBRINK & HÖLIG, 2013) that go beyond the ones needed for interacting with television (OROZCO GÓMEZ, 2011). Based on these competences, articulated in combination with their immediate contexts (individual, microsocial and macrosocial), the participants establish distinct levels of media usage with diverse content and platforms and outline their interaction flows for video consumption.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVideo Consumptionen
dc.subjectEstudos de recepçãopt_BR
dc.subjectInteraction Flowsen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectDiary Studyen
dc.subjectBrazilian Countrysideen
dc.subjectYoung Peopleen
dc.titleConsumo de vídeo entre jovens : um estudo qualitativo em dois municípios do Norte e Sul do Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001097230pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples