Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDella Libera, Aline Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Mariana Nickel Britto Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T02:38:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197033pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, onde a metodologia utilizada foi o estudo exploratório com elementos de estudo de caso. Neste, apresenta-se uma leitura acerca das trajetórias de vida e experiências escolares de três mulheres adultas, matriculadas na EJA no município de Porto Alegre. O foco da pesquisa é compreender quais fatores serviram como impeditivos para que estas concluíssem sua escolarização no tempo previsto. Propõe-se também a entender quais os efeitos do machismo na história escolar e de vida destas mulheres. Ao considerar o caminho percorrido pelas entrevistadas, analisou-se como se dá a relação destas para com a educação, qual concepção tem sobre o seu direito de estudar e se julgam que este acesso reflete em alguma alteração nos papéis sociais culturalmente impostos às mulheres. O estudo evidenciou que o machismo ainda se encontra presente nos discursos e práticas sociais, afetando diretamente, de forma negativa, a vida escolar das mulheres. Compreender quem é o público da EJA é fundamental para que os educadores possam promover uma educação de qualidade, pois somente assim serão capazes de desenvolver práticas que atinjam positivamente os alunos, otimizando a permanência dos mesmos nas escolas. Neste sentido, este trabalho busca fornecer dados que venham a colaborar para esta compreensão.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectTrajetoria escolarpt_BR
dc.titleNão se nasce mulher, torna-se : uma discussão acerca dos motivos que levaram mulheres estudantes da EJA a não frequentarem a escola quando crianças e jovenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092253pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples