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dc.contributor.advisorSarmento, Simonept_BR
dc.contributor.authorKirinus, Ricardo da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T02:39:06Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197073pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia na educação, especificamente na área do ensino de línguas, tem se desenvolvido rapidamente nas últimas décadas. Cada vez mais aplicativos gratuitos on-line estão disponíveis a qualquer pessoa que tenha acesso à internet e interesse em aprender um novo idioma. A partir desta realidade, este trabalho visa promover uma discussão sobre as possiblidades trazidas pelos dispositivos móveis, tablets e smartphones, de modo a refletir acerca das formas pelas quais o feedback é fornecido nos seguintes softwares educacionais: Duolingo, Babbel e Busuu, para aqueles que pretendem aprender a língua inglesa de forma on-line e em um ambiente extraclasse. Partindo do pressuposto de que o feedback fornecido pelos aplicativos se constitui na principal forma de interação com o usuário, além de essencial no processo de aquisição de uma língua adicional, o foco está nos recursos apresentados pelos softwares educativos, especificamente em como o feedback pode auxiliar no aprendizado de uma língua. Com base na realização de todas as atividades propostas na primeira unidade de cada um deles, analisou-se o feedback automático fornecido pelas ferramentas, fundamentado nas categorias de feedback de Leffa (2003) para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que são genérico, situado e estratégico, e ainda, Lyster e Ranta (1997), referente à análise do uptake do usuário-aprendiz. Constatou-se que o feedback mais utilizado nos aplicativos é do tipo genérico, em que apenas avalia a resposta do usuário como certa ou errada, proporcionando estratégias de aprendizagem limitadas. Ainda que não se possa afirmar que o aprendiz não aprenderá o idioma quando o software só disponibiliza feedback genérico, acredita-se que quanto mais diversificado ele for, mais possibilidades de aprendizagem podem existir. Além disso, realizou-se uma análise das potencialidades trazidas pelos aplicativos através da descrição da organização de cada curso, visando a identificar o conceito de língua subjacente ao curso e do método de ensino empregado; a presença (ou não) de características de gamificação e o tipo de input que oferecem. A partir disso, pôde-se concluir que apesar de os aplicativos apresentarem recursos tecnológicos inovadores, eles ainda são fundamentados em metodologias de ensino de línguas fragmentadas e descontextualizadas, baseadas em atividades repetitivas de vocabulário e na tradução de estruturas, afastando-se de uma proposta reflexiva e ligada a práticas cotidianas de uso da linguagem, como afirmam ser.pt_BR
dc.description.abstractTechnology in education, specifically in the field of language teaching, has fast developed over the past few decades. More and more free online applications are available to anyone with internet access and interest in learning a new language. From this reality, this work aims to promote a discussion about the possibilities brought by mobile devices, tablets and smartphones, in order to reflect on the ways in which feedback is provided in the following educational software, Duolingo, Babbel and Busuu, for those who intend to learn the English language online and in an extracurricular environment. Assuming that the feedback provided by the applications is the main form of user interaction, and essential in the process of additional language acquisition, the focus is on the resources presented by educational software, specifically on how feedback can help in learning a language. Based on the performance of all proposed activities in the first unit of each application, the automatic feedback provided by the tools were analyzed grounded on Leffa's (2003) feedback categories for virtual learning environment (VLE), which are generic, situated and strategic, and Lyster and Ranta (1997), referring to user uptake analysis. It has been found that the most used type of feedback in the applications is the generic one, in which it only evaluates the user response as right or wrong, not providing many learning strategies Although it can not be said that the user will not learn the language when the software only provides generic feedback, it is believed that the more diverse it is, the more possibilities of learning can exist. In addition, an analysis of the potential brought by the applications through the description of the organization of each course was carried out, in order to identify the concept of the language underlying the course and the teaching method used; the presence (or not) of gamification and the type of input they offer. From this, it was possible to conclude that although the applications present a well-designed interface, interactive and attractive and easy to use, they are still based on fragmented and decontextualized methodologies of language teaching based on repetitive vocabulary activities and on the translation of structures, away from a reflexive proposal and linked to everyday practices of language use, as they claim to be.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectTelefone celularpt_BR
dc.subjectApplicationsen
dc.subjectEnglish Learningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectFeedbacken
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleInglês na palma da mão: análise de aplicativos educacionais como recurso para aprendizagem de língua com foco no feedbackpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095538pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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