Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKaderli, Franciscopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T02:41:44Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1518-8043pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197130pt_BR
dc.description.abstractO uso de automóveis vem crescendo atualmente. Então, é de suma importância que esses propiciem bem-estar aos motoristas e passageiros. Este artigo busca determinar o grau de conforto do motorista em relação à vibração transmitida por um veículo, por meio de medições realizadas em quatro automóveis de mesma categoria, disponíveis no mercado brasileiro. A avaliação foi realizada em diferentes condições de tipo de pavimento, velocidade do automóvel e local de medição da vibração. Ainda, para a situação de motoristas profissionais, avalia-se a exposição diária à vibração A (8), para diferentes situações de trabalho, que se compara com os limites de exposição definidos pelas normas vigentes. Segundo a análise de conforto, verifica-se, em uma média geral, que um dos veículos apresentou-se mais confortável que os demais. Em termos da exposição humana à vibração, percebe-se que, para determinadas condições, as vibrações podem ultrapassar os limites de exposição permitidos por norma oficial.pt_BR
dc.description.abstractThe use of automobiles is currently growing. So, it is extremely important that these vehicles propitiate well-being to the drivers and passengers. This article aims to determine the degree of the driver’s comfort in relation to vibration transmitted by a vehicle by measurements performed on four vehicles of same category available in Brazil. The evaluation was performed under different pavement type conditions, vehicle speed and vibration measurement location. Also, for the situation of professional drivers, it is evaluated the daily exposure to vibration A(8) for different work situations, which is compared to the exposure limits defined by current standards. According to comfort analysis, it is verified, in a general average, that one of the vehicles presented more comfortable than others. In terms of human exposure to vibration, it is clear that for certain conditions, vibrations may exceed the exposure limits defined by official standard.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 12, n. 18 (jul./dez. 2011), p. 185-201pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVehicular comforten
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectWhole body vibrationen
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectHand-arm system vibrationen
dc.titleAnálise do conforto quanto à vibração em automóveis de passeiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000835149pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples