Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fabiana Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-07-20T02:34:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197206pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo fazer um resgate histórico do projeto de “Redefinição de Bases Curriculares e Metodológicas do Ensino de Química Vinculados à 28ª Delegacia de Ensino da SEC/RS”, que ocorreu em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul na primeira metade da década de 1990, e contrastá-lo com a realidade do ensino de Química atual na educação básica da rede pública estadual, no final dos anos de 2010. Para tanto, levou-se em consideração a trajetória profissional de alguns envolvidos no processo, de modo a compreender como a inovação em sala de aula, a partir de um trabalho em equipe construído com seus pares, influenciou, ou ainda influencia a sua prática docente. Também procurou-se analisar as concepções que os professores de Química têm acerca da sua prática e como eles acreditam que os seus alunos compreendem o que está sendo ensinado. O projeto em questão, que aconteceu de 1991 a 1995, tinha o intuito de reunir professores de Química que atuavam em escolas públicas estaduais dos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, e Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, e discutir propostas para a inovação em sala de aula, utilizando como base uma questão importante que estava presente nos discursos dos profissionais que trabalhavam na Área de Educação Química da UFRGS: aproximar a Química do cotidiano dos estudantes. Tudo isso aconteceu através da construção coletiva de propostas para o trabalho em sala de aula. Embora a pesquisa feita durante este trabalho tenha investigado momentos históricos bastante distintos, com uma diferença de mais de 20 anos, serviu para perceber que muitos dilemas enfrentados pelos educadores continuam a tangenciar o seu cotidiano em sala de aula e que os desafios estarão sempre presentes no âmbito da educação. No entanto, quando há apoio mútuo, muitas dessas dificuldades podem ser solucionadas. Para a coleta de dados, referente à década de 1990, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores participantes do trabalho junto à 28ª DE/RS, sendo quatro professores de Química do ensino médio, e quatro vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visando reconhecer aspectos do ensino de química no final dos anos de 2010, foram feitas entrevistas com oito professores que atuam na rede pública estadual nas mesmas escolas nas quais os professores da década de 1990 atuavam. Essas entrevistas foram gravadas e transcritas para que pudessem ser analisadas e interpretadas de maneiras distintas: i) para os sujeitos da década de 1990, foi realizada uma análise da história de vida dos sujeitos, de modo a compreender como o projeto influenciou e ainda influencia o seu trabalho docente; ii) para os sujeitos dos dias atuais, foi utilizada, em um primeiro momento, a análise textual, e num segundo momento, a análise de conteúdo, esta última apoiada pelo software QSR NVivo 11. Além disso, foram analisados os materiais que foram elaborados nos anos 90 para as três séries do ensino médio, contendo todas as atividades que foram realizadas com os alunos, desde leituras de textos e reportagens da época, análise de rótulos, até atividades experimentais, que eram o foco principal do trabalho na ocasião. Dar voz aos professores que fizeram parte do projeto que ocorreu na década de 1990, evidenciou o quanto essa oportunidade transformou a sua carreira e como foi importante a troca de informações e a cumplicidade que existiu entre os participantes, gerando frutos positivos que ainda influenciam as suas atividades nos dias de hoje, mesmo que muitos não atuem mais na educação básica. No entanto, mesmo com resultados tão marcantes, as instituições em que as propostas foram desenvolvidas não guardam mais nenhuma lembrança dessa atividade, e os profissionais que hoje estão nesses locais, seguem na luta, em um processo atomizado, buscando melhores condições de trabalho e ofertas de formação continuada.pt
dc.description.abstractThe present work had as objective to make a historical rescue of the project of "Redefinition of Curricular and Methodological Bases of the Teaching of Chemistry Linked to the 28th Delegation of Education of the SEC / RS", that occurred in partnership with the Federal University of Rio Grande do Sul in in the first half of the 1990s, and to contrast it with the reality of current Chemistry teaching in the state public school basic education at the end of the year 2010. In order to do so, we took into account the professional trajectory of some involved in the process , in order to understand how classroom innovation, from a teamwork built with their peers, has influenced or even influences their teaching practice. It also sought to analyze the conceptions that Chemistry teachers have about their practice and how they believe that their students understand what is being taught. The project in question, which took place from 1991 to 1995, was intended to bring together teachers from Chemistry that worked in state public schools in the municipalities of Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, and Viamão, in the metropolitan region of Porto Alegre, and to discuss proposals for classroom innovation, based on an important question that was present in the professionals' discourses who worked in the Chemical Education Area of UFRGS: to bring chemistry closer to students' daily lives. All this happened through the collective construction of proposals for the work in the classroom. Although the research done during this work has investigated quite distinct historical moments, with a difference of more than 20 years, served to realize that many dilemmas faced by educators continue to tangle their everyday in the classroom and that the challenges will always be present in the within the scope of education. However, when there is mutual support, many of these difficulties can be solved. For data collection, referring to the 1990s, semi-structured interviews were conducted with eight professors participating in the study at the 28th DE / RS, with four high school chemistry teachers and four associates at the Federal University of Rio Grande do Sul ; for the end of the year 2010, interviews were conducted with eight teachers who work in the public network currently, in the same schools in which teachers of the 1990s acted at the time. These interviews were recorded and transcribed so that they could be analyzed and interpreted in different ways: for the subjects of the 1990s, an analysis was made of the subjects' life history, in order to understand how the project influenced and still influences their work teacher; for the subjects of the present day, the textual analysis was used in a first moment, and in a second moment, the content analysis, the latter supported by the software QSR NVivo 11. In addition, the materials that were elaborated in the years 90 for the three grades of high school, containing all the activities that were carried out with the students, from reading texts and periodicals, analysis of labels, to experimental activities, which were the main focus of the work at the time. Giving a voice to the teachers who were part of the project that took place in the 1990s, showed how much this opportunity has transformed his career and how important was the exchange of information and the complicity that existed among the participants, generating positive results that still influence their today, even though many are no longer in basic education. However, even with such remarkable results, the institutions in which the proposals were developed have no more memory of this activity, and the professionals who are now in these places, continue in the struggle, in an atomized process, seeking better working conditions and offers training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectDidactics of sciencesen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectContextualizationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducational Informaticsen
dc.titleO ensino de química, as inovações pedagógicas e o desenvolvimento profissional de professores nas escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre, nas décadas de 1990 e 2010pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001097170pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples