Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNobile, Marcia Finimundipt_BR
dc.contributor.authorCampos, Higor Edmundo Silva dept_BR
dc.date.accessioned2019-07-20T02:34:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197237pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado busca investigar os resultados de experimentos feitos no laboratório de informática - através de simulações - relacionando os mesmos com os clássicos experimentos no laboratório de ciências. Os resultados estão apresentados nos artigos/capítulos desta dissertação. No primeiro capítulo, foi realizado uma pesquisa bibliográfica de casos no Brasil e no mundo, onde a educação utilizou a tecnologia como ferramenta pedagógica no longo dos anos, e através da visão de educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) mostrou que as tecnologias transformaram o mundo e a forma de se fazer a educação. O segundo capítulo apresenta uma pesquisa aplicada, através de questionários, onde estudantes passaram por experimentos e simulações de computador durante a disciplina de Física, utilizou-se uma metodologia de caráter qualitativo e quantitativo, sendo uma das grandes referências o trabalho do professor Moreira (1985), mostrando a importância da pesquisa com o auxílio de questionários na construção da pesquisa em ciências, entre outros. A pesquisa foi aplicada para 107 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caxias do Sul/RS. Os resultados foram satisfatórios tanto na simulação quanto nos experimentos, auxiliando na prática pedagógica.Através dos resultados pode-se concluir que o laboratório de informática, bem equipado, pode trazer resultados satisfatórios nas simulações quando se deseja fazer uma atividade experimental, comparados aos resultados do laboratório de ciências, proposta inicial de trazer uma alternativa para escolas que não tenham laboratório de ciências e/ou que tenham laboratório de informática em condições de uso, motivando os estudantes a aprendizagem em ciência e tecnologia.pt
dc.description.abstractThis dissertation intends to investigate the results of experiments executed in the computer lab - through simulations - relating them to the classic experiments in the science lab. Its results are presented in the articles/chapters of this dissertation. In the first chapter, a bibliographical research was carried out on Brazilian and worldwide cases in which education has used technology as a pedagogical tool over the years, and through the STS (Science, Technology and Society) educational vision, showed that technologies have transformed the world and the ways of doing the education. The second chapter presents an applied research, through questionnaires in which students went through experiments and computer simulations during the discipline of Physics; a qualitative and quantitative methodology was used, one of the great references was the work of professor Moreira (1985), showing the importance of the research with the aid of questionnaires in the construction of science research, and others. The research was applied to 107 third year high school students in a public school in Caxias do Sul / RS. Through the results it is possible to concluded that the well-equipped computer laboratory can bring satisfactory results in the simulations when it is desired to do an experimental activity. Compared to the results of the science laboratory, an initial proposal to bring an alternative to schools that do not have a laboratory of science and / or have a computer lab under conditions of use is to motivate students to learn science and technology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectExperimenten
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectSimulationen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectLaboratory and physicsen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleExperimentos de física no laboratório de ciências e do laboratório de informáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097680pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples