Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrites, Blanca Luzpt_BR
dc.contributor.authorSimões, Igor Moraespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T02:31:33Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197434pt_BR
dc.description.abstractA tese que apresento parte da noção de montagem fílmica, conceito que tomo emprestado do campo do cinema, para pensar os objetos em estado de exposição como fragmentos, que articulam sentidos a partir de encontros afetivos e bélicos em constante negociação no espaço expositivo. Para construir esse lugar de onde vejo a história da arte, reúno o pensamento-filme de Marcelo Masagão e Sergei Eisenstein com os aportes de Achile Mbembe, Georges Didi-Huberman, e Giorgio Agamben, entre outros autores que me acompanham nessa empreitada. Dentro dessa perspectiva, penso as exposições como ilhas de edição que constroem histórias não previstas na História da Arte, disciplina de matriz europeia que junto com a herança colonial constituiu também os cânones daquilo que se denomina como arte brasileira. O foco da minha análise está em dois estudos de caso: as mostras Territórios: Artistas afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca (2015/2016) e Histórias Afro-Atlânticas (2018), nas quais identifico a constituição de narrativas válidas para histórias da arte, parcamente abordadas na historiografia da arte brasileira. A partir dessas exposições, aponto cruzamentos com matrizes e recorrências na história da arte brasileira, analisando objetos produzidos por sujeitos racializados e compreendendo que suas produções tendem a sofrer os mesmos efeitos que seus corpos em uma sociedade marcada pela herança colonial e pelo racismo estrutural. Escrevo a partir do reconhecimento de minha posição marcada como homem negro e historiador da arte, em uma disciplina e um campo tão alvo quanto o cubo que foi depositário dos seus modernismos. Estão aqui as vozes negras que me acompanharam nesse trabalho como artistas, professores e curadores. A tese foi construída de forma a dar conta das permanências da História da Arte como disciplina; da constante manutenção de saberes que passam por questões de raça; da montagem fílmica como ferramenta para escritas da história da arte que se não se pretendem definitivas. As exposições reposicionam a produção de homens e mulheres negras, bem como as suas histórias, em uma perspectiva que inscreve como humanos aqueles que, durante muito tempo, foram alvo não apenas de silenciamentos, mas também de uma escuta seletiva; não apenas de invisibilidade, mas de uma cegueira orquestrada. Em um tempo contemporâneo, marcado pelas disputas, assinalam-se as vozes e fazeres de mulheres e homens negros e negras de forma a redefinir os saberes constituídos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation arises from the conception of filmic montage, which I borrow from the field of Film Studies in order to reflect upon objects in state of exhibition as fragments that articulate meaning from affective and bellicose encounters constantly in negotiation in exhibition spaces. In order to build this place from where I see art history, I gather Marcelo Masagão's, and Sergei Eisenstein's filmic thoughts along with Achile Mbembe's, Georges Didi-Huberman's, and Giorgio Agamben's support, among others who have accompanied me in this venture. Under this perspective, I consider art shows as editing islands who may inaugurate unlikely stories in art history, which is a discipline of European foundations that, along with a colonial background, has constituted the canon for what is called Brazilian art. The focus of my analyses lies on two study cases, the exhibitions Territories: Artists of African Descent in the Collection of the Pinacoteca (2015/2016), and Afro-Atlantic Histories (2018), in which I identify the constitution of valid narratives for barely-approached art histories in the historiography of Brazilian art. As I have these two exhibitions as a starting point, I indicate the crossroads they reveal alongside foundations and recurrences of Brazilian art history when it analyzes objects produced by racialized objects, understanding that their productions tend to suffer from the same effects their bodies do in a society stained by a colonial background and structural racism. I write from my standpoint as a black man and an art historian in a discipline and a field which is as much a target as the cube that was the depository for their modernisms once was. The black voices that have accompanied in this work as artists, teachers, and curators are present here. This dissertation was written as a way to account for the permanence of art history as a discipline, for the constant maintenance of knowledge that goes through race matters, and for filmic montage as a tool for writing art history that does not come out as definitive. The art shows reposition the production of black men and women as well as their stories in a perspective that inscribes as humans those who were for a long time target not only of silencing, but also of selective listening. Not only of invisibility, but of an orchestrated blindness in contemporary times characterized by their struggles, but also times when they point out to their voices and deeds, as they redefine constituted knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFilmic montageen
dc.subjectExposição de artept_BR
dc.subjectArt exhibitionen
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectRacializaçãopt_BR
dc.subjectArt historyen
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRacializationen
dc.subjectNegrospt_BR
dc.titleMontagem fílmica e exposição : vozes negras no cubo branco da arte brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001097947pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples