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dc.contributor.advisorVelho, Cassiane Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Bruno Borgespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197584pt_BR
dc.description.abstractEm meio ao cenário de cortes no orçamento da União, o controle sobre a utilização de recursos públicos está cada vez maior. Nesse contexto, estudos relacionados a custos podem ser uma importante ferramenta de gestão para a Administração Pública. Diante dessa conjuntura, a presente pesquisa tratou sobre custos no Setor Público tendo como objetivo determinar os custos totais da frota de veículos de uma Universidade Pública da Região Sul do Brasil. Para tanto, utilizou-se o método de custeio variável. Tratando-se de um estudo de caso, realizou-se o levantamento histórico dos dados referentes ao período de 2015 a 2017, os quais foram extraídos do Sistema do Tesouro Gerencial, de planilhas de controles internos e de reuniões com gestores da área de contabilidade pública, do setor de custos e do setor de transporte da instituição estudada. Após a análise dos resultados, foi constatado que a mão de obra referente aos salários dos motoristas terceirizados é a maior consumidora dos custos relativos à frota da Universidade. Os combustíveis e lubrificantes, bem como a depreciação, foram outros dispêndios relevantes percebidos. Tais informações podem servir de apoio aos gestores na tomada de decisão quanto à redução de custos, frente aos cortes orçamentários ocorridos recentemente, atendendo, assim, ao princípio da economicidade presente na Constituição Federal.pt_BR
dc.description.abstractDue budget cuts from the Federal General Accounting Office the control over the use of scope is increasing. In this context, studies related to costs may be an important tool in the Public Administration management area. Facing this scenery, the present research aimed to determine the total costs of the vehicle fleet of a Public University of the Southern Region of Brazil, using the variable costing method. As a case study research, a historical survey of the data referring to the years 2015 to 2017 was made, also a bibliographic review and the use of the descriptive research methodology were done. The collected data was extracted from the system of treasury management, internal control sheets and meetings with managers from the public accounting sections, costs and transportation sectors of the studied institution. Analyzing the results, it was verified that the salaries of the outsourced drivers is the largest consumer of the costs related to the University fleet. Fuels and lubricants, as well as vehicle depreciation, were other relevant expenditures encountered. Such information can be used as a support for decision-makers in reducing costs, given the recent budget cuts, thus meeting the economic efficiency principle, present in the Constitution of the Federative Republic of Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectVariable costingen
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectPublic accountingen
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectVehicle fleeten
dc.titleAnálise dos custos da frota de veículos de uma universidade pública do Sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCost analysis of the vehicle fleet from a public university of the south of Brazil en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098334pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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