Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Alexsandro Pereira dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Luiz Felipe de Moura dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:31:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197855pt_BR
dc.description.abstractA temática do presente estudo contempla duas linhas da área de Ensino de Física/Ciências, a saber: Linguagens e discurso e Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino. Através do diálogo com a literatura pertinente à segunda linha, identificamos, enquanto tendências atuais, a fundamentação em referentes vinculados à perspectiva sociocultural; o uso de simulações como estratégias de ensino e pesquisa; e o foco em temas de física quântica, a dualidade onda-partícula em específico. Situamo-nos nessas tendências e estruturamos o presente estudo de forma que esse possa vir a contribuir para as discussões da área. Nos concentramos na análise de interações discursivas emergentes durante uma atividade mediada pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Outras pesquisas já foram desenvolvidas nessa linha, contudo destacamos que a presente proposta se diferencia das demais, na medida em que foi implementada no contexto de uma escola pública estadual gaúcha. Nossa problemática de pesquisa é identificar De que forma os estudantes envolvidos na atividade regulam a outros e a si mesmos no sentido de apropriar-se de explicações oficiais da física quântica?Se houver dinâmicas na forma como eles definem a situação, quais movimentos percebidos nas perspectivas referenciais por eles adotadas? Para responder a essa pergunta nos apoiamos nas ideias do psicólogo norte americano James Wertsch, em específico, seu tratamento da ação mediada. O delineamento metodológico perpassa pelas dinâmicas na zona de desenvolvimento proximal e é, fortemente, apoiado nas características do enunciado.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of the present study contemplates two lines of the area of Physics/Sciences Teaching, namely: Languages and speech and Insertion of topics of modern and contemporary physics in teaching. Through the dialogue with the literature pertinent to the second line, we identify, as current tendencies, the foundation in referents linked to the socio-cultural perspective; the use of simulations as teaching and research strategies; and the focus on quantum physics topics, the wave-particle duality in specific. We place ourselves in these tendencies and structure the present study so that it can contribute to the discussions of the area. We focused on the analysis of emerging discursive interactions during an activity mediated by the Mach-Zehnder virtual interferometer. We emphasize that this proposal has a pioneering character, since it was implemented in the context of a public school in the state of Rio Grande do Sul. Our research problem is whether the students involved in the activity can regulate others and themselves in order to appropriate official explanations of quantum physics? To answer this question we rely on the ideas of the North American psychologist James Wertsch, in particular, his treatment of mediated action. The methodological delineation runs through the dynamics in the zone of proximal development and is strongly supported in the characteristics of the statement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectSocio-Cultural Perspectiveen
dc.subjectMediated Actionen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectQuantum Physicsen
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.subjectMach-Zehnder Interferometeren
dc.subjectInterferômetros de Mach-Zehnderpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectState Public Schoolen
dc.titleExplorando a inserção de tópicos de física quântica em uma escola estadual um estudo sob a luz da perspectiva socioculturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098977pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples