Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevedo, Marcelo Alexandre dept_BR
dc.contributor.authorNunes, Caroline Aguilarpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:30:21Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197937pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca identificar como o professor pode mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante das tecnologias no cotidiano da escola e das várias realidades socioculturais presentes nas turmas do ensino fundamental e médio. No estudo em questão foram utilizados dois tipos de pesquisas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, realizada com auxílio de um questionário aplicado com 13 professores, atuantes na área do ensino fundamental e médio, em três escolas pertencentes à rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre – RS. Através das informações coletadas com a pesquisa observou-se a necessidade de um suporte dentro da escola, para que os professores sejam incentivados a usarem as tecnologias, espaços de formação e que tenham disponível o conhecimento das tecnologias para construção dos saberes, pois influenciam e intervêm diretamente no processo de construção do conhecimento, motivação escolar, redução dos índices de reprovação e evasão escolar de alunos das redes públicas de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify how teachers can mediate the process of knowledge construction of their students, considering the technologies available in school environment and the diverse socio-cultural realities present in elementary, middle and high school. In this study two kinds of data collection has been applied: bibliographic research and surveys, using a set of questions sent to 13 professors, all working at elementary, middle and high schools covering 3 state schools in the city of Porto Alegre – RS. The findings of this research points to a necessity for in company teacher’s support so they have stimulus to a broader use of available technologies, formation spaces and have access to knowledge on how to use the technology to promote knowledge construction, since they are students’ influencers that directly intervene in the knowledge building process, study motivation, decrease in failure rates and student’s evasion in public schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia virtualpt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectInformation Technologyen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectBasic Educationen
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.titleO uso das tenologias da informação e comunicação, e as possibilidades no cotidiano de professores da rede estadual de Porto Alegre : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe use of information and communication technologies, and the possibilities in the daily of teachers public school of Porto Alegre : a case studyen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples