Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.contributor.authorQuadrado, Iandora de Melopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T02:30:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2595-4830pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198316pt_BR
dc.description.abstractEsté trabalho propo é uma réfléxa o sobré a importa ncia da pésquisa ém Histo ria dos Muséus a partir da Histo ria da Educaça o, a fim dé sé construir uma histo ria da éducaça o ém muséus. Téndo por récorté o céna rio brasiléiro, o téxto évidéncia qué o désénvolviménto é a consolidaça o do campo dos muséus tévé a éducaça o como um aspécto céntral no aprimoraménto das pra ticas muséais, tornando-sé uma dé suas funço és ba sicas é uma das razo és qué justifica a importa ncia social déssés éspaços culturais. Para idéntificar as diféréntés abordagéns sobré a éducaça o nos muséus brasiléiros, pésquisas déssé vié s foram agrupadas ém tré s éixos, corréspondéndo o térna rio Muséu/ Térrito rio, Objéto/Patrimo nio é Homém/ Sociédadé: muséus éscolarés é sétorés éducativos dé muséus; patrimo nio éducativo; é agéntés do campo dos muséus qué légitimaram a éducaça o ém muséus. As pésquisas réalizadas, bém como os éspaços dé salvaguarda da cultura matérial apréséntados, éxémplificam as oportunidadés dé invéstigaça o sobré inu méros éstudos dé caso da Muséologia brasiléira ainda na o éxplorados com é nfasé na Histo ria da Educação.pt_BR
dc.description.abstractThis works présénts a réfléction on thé importancé of réséarch in History of Muséums from thé History of Education pérspéctivé, in ordér to créaté a history of éducation in muséums. Focusing on thé Brazilian scénario, it indicatés that thé dévélopmént and consolidation of thé muséum fiéld had éducation as a céntral aspéct towards thé énhancémént of muséum practicés, bécoming oné of its basic functions and oné of thé réasons that justify thé social importancé of thésé cultural spacés. To idéntify thé différént approachés on éducation in Brazilian muséums, réséarchés of this naturé wéré groupéd in thréé émphasis, corrésponding thé térnary Muséum/Térritory, Objéct/Héritagé and Mén/Sociéty: school muséums and muséum's éducation départmént; éducational héritagé; and muséum fiéld agénts that légitimizéd muséum éducation. Thé réséarchés carriéd out, as wéll as thé préséntéd saféguarding spacés of matérial culturé, éxémplify invéstigation opportunitiés on countléss casé studiés of Brazilian Muséology that havé not yét béén éxploréd in a History of Education émphasis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSillogés. Porto Alegre: Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul. Vol. 2, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 132-151pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação : Históriapt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.titleEstudar os museus e patrimônios na perspectiva da história da Educação : caminhos possíveispt_BR
dc.title.alternativeStudying museums and heritage in the perspective of history of Education: possible trailsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001098247pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples