Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Renata D’Avilapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T02:30:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198375pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de licenciatura busca realizar uma reflexão sobre a escolha das mulheres estudantes na realização do Curso Normal. Partindo de uma introdução em que desenvolvo as motivações, prossigo à contextualização da instituição onde foi realizada a pesquisa. Após, traço um apanhado estatístico sobre a situação das mulheres no Brasil, assim como a necessidade de utilizar gênero e raça enquanto categorias de análise. Posteriormente, desenvolvo questões sobre a atividade docente e as mulheres, pensando nos fatos históricos que envolvem a participação das mulheres nas atividades de ensino. Sigo na escolha de codinomes para as entrevistadas e, em seguida, apresento as estudantes e suas falas, que serão analisadas a partir de uma perspectiva do cuidado enquanto uma ação estratégica. Por fim, realizo algumas considerações finais que envolvem o processo do desenvolvimento da pesquisa, as hipóteses iniciais, a participação das estudantes entre o falar e o calar, assim como reflexões em torno de um ensino de sociologia que dialogue com as necessidades das educandas e com os conhecimentos que elas possuem, com a sabedoria popular.pt_BR
dc.description.abstractThis monography seeks to reflect on the choice of female students in the realization of the Normal Course. Starting from an introduction in which I develop the motivations, I proceed to the contextualization of the institution where the research was carried out. Afterwards, I draw a statistical survey of the situation of women in Brazil, as well as the need to use gender and race as categories of analysis. Subsequently, I develop questions about teaching activity and women, thinking about the historical facts that involve the participation of women in teaching activities. I keep on the choosing of codenames for the interviewees and then introduce the students and their speeches, which will be analyzed from a perspective of care as a strategic action. Finally, I make some final considerations that involve the process of research development, the initial hypotheses, the students' participation between the speaking and the silence, as well as reflections about a teaching of Sociology that talks to the needs of the students and with the knowledge they possess, with the popular knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectRaceen
dc.subjectCareen
dc.title"O que estas mulheres querem aqui?" : a escolha do curso normal enquanto estratégiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099274pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples