Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoschen, Simone Zanonpt_BR
dc.contributor.authorThones, Ana Paula Bellochiopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T02:34:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198566pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem início com uma narrativa que encena o encontro entre personagens implicadas com o mal-estar que surge na escola, oriundo de problemas de aprendizagem e comportamento apresentados por uma criança de seis anos. O trabalho de pesquisa busca dar desdobramento aos impasses éticos indicados pela história, impasses que surgem no embate de personagens que ocupam posições discursivas diferentes. Constata-se que os processos de medicalização da vida que adentram a cena escolar se apresentam como uma solução possível oferecida pela escola a crianças diagnosticadas com TDAH. Diante dessa constatação, a tese avança no sentido de se perguntar quais as condições de autorização da escola, no que se refere às dificuldades com a escolarização desses alunos. A leitura da situação vivenciada na escola e na clínica nos remete aos modos de desenlace operados pelo trágico e à forma como eram apresentados pelas tragédias clássicas – como ocorre em Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, tomadas, respectivamente, por Freud e Lacan – e como, ao longo dos séculos, foram sendo substituídos por novas estéticas teatrais, causa e, ao mesmo tempo, consequência de transformações filosóficas e políticas. Como exemplo desse novo modelo, temos as tragédias de Eurípides, autor considerado por Nietzsche como ícone da derrocada da arte trágica. Dessa forma, nossa investigação interroga o ponto de virada de um arranjo cênico para outro. A passagem de um enredo trágico, no qual a insolubilidade do conflito organiza a trama, para o ensinamento moral como bússola dos desdobramentos do roteiro indica elementos que permitem pensar sobre o que opera no apelo ao saber médico feito pela escola. A tese sustenta que podemos aprender sobre a cena escolar com a análise da cena trágica onde ocorrem encontros e desencontros, onde se travam as relações que abrem ou não espaço ao exercício do desejo. Sustenta-se que constitui tarefa importante para a escola de nosso tempo, para pais e mães de alunos e para os profissionais médicos e psicólogos que são chamados a oferecer soluções, ter no horizonte de seu fazer um trabalhar em conjunto, reconhecendo os limites e alcances implicados na atuação de cada um, em um jogo que, em vez de excluir o outro, convoca-o a falar a partir de seu lugar de saber.pt_BR
dc.description.abstractBegining this work with a narrative that sets the meeting between characters involved in malaise that arises at school through learning and behavioral problems presented by a 6 years old child. The research work seeks to unfold the ethical impasses indicated by history, impasses that arise in the clash of characters that occupy different discursive positions. When we look at the processes of medicalization of life that enter the school scene, we understand that the appeal to medical knowing and the consequent medication prescription of methylphenidate is a possible solution offered by the school to children diagnosed with ADHD. In view of this, the thesis advances in order to ask what are the conditions of authorization of the school, regarding the difficulties with the schooling of these students. The reading of the situation experienced in the school and in the clinic reminds us of the modes of denouement operated by the tragic and how they were presented by classical tragedies - as in Sophocles' Oedipus King and Antigone, taken respectively by Freud and Lacan- and how, over the centuries, it has been replaced by new theatrical aesthetic, cause and, at the same time, consequence, of philosophical and political transformations. As an example of this new model, we have the tragedies of Euripides, author considered by Nietzsche as icon of the collapse of tragic art. In this way, our investigation questions the turning point of one scenic arrangement to another. The transition from a tragic plot, in which the insolubility of the conflict organizes the story, to a moral one, as a compass of the script unfolding indicates elements that allow to think about what operates in the appeal to the medical knowing made by the school. The thesis holds that we can learn about the school scene by analyzing the tragic scene where encounters and mismatches occur, where the relations open or not to the exercise of desire. It is argued that it is an important task for the school of our time, for parents and mothers of students and for the medical professionals and psychologists who are called to offer solutions, have in the horizon of their doing a work together, recognizing the limits and scopes implied in the agency of each one, in a play that instead of excluding the other, summons it to speak from its place of knowing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool sceneen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectMedicalizationen
dc.subjectAncient tragedyen
dc.titleDesenlace e experiência educativa : o trágico e a medicalizaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001099986pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples