Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMatos, Jênifer Andrade dept_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T02:35:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198595pt_BR
dc.description.abstractEste texto narra a aplicação de uma estratégia didática para introduzir conceitos de Física a estudantes do Ensino Fundamental, buscando gerar uma experiência positiva nos alunos e possibilitar que estes construam uma visão de ciência alinhada a visões epistemológicas contemporâneas. A sequência didática abordou, a partir da epistemologia de Thomas Kuhn, o tema da queda dos corpos sob três diferentes paradigmas: o paradigma de Aristóteles, do lugar natural; o de Newton, da Gravitação Universal; e o de Einstein, da Teoria da Relatividade Geral. Os resultados de sucessivas aplicações têm sido promissores, pois os estudantes engajam-se, parecem compreender que as diferentes formas de explicar um mesmo fenômeno que nos é cotidiano mudam com o tempo e, com isso, passam a ver a ciência como algo passível de rupturas, de crises e de reinvenções na busca de novas bases capazes de sustentar as novas explicaçõespt_BR
dc.description.abstractThis text describes the application of a didactic strategy to introduce concepts of Physics to students of Elementary School. This didactic strategy seeks to generate a positive experience in studentsand enable them to build a vision of science aligned with contemporary epistemological theories. Based on the epistemology of Thomas Kuhn, the didactic sequence approaches the subject of the fall of the bodies under three different paradigms: Aristotle's paradigm, of the natural place; Newton's law of the Universal Gravitation and Einstein's theory of General Relativity. The results of successive applications have been promising since students engage in themselves in the classes and they seem to understand that the different ways of explaining the same phenomenon changes with time.As a result, students begin to see science as something that can be ruptured, full of crises and reinventions in the search for new bases capable of sustaining the new explanationsen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 16, n. 2 (2019), p. 267-283pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKuhn, Thomas S., 1922-1996pt_BR
dc.subjectFall of the bodiesen
dc.subjectscientific paradigmsen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectThomas Kuhnen
dc.subjectRelatividade geralpt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectParadigma cientificopt_BR
dc.titleUma estratégia para introduzir conceitos de física no Ensino Fundamental : o uso dos paradigmas kuhnianospt_BR
dc.title.alternativeA strategy to introduce concepts of physics in Elementary School: the use of Kuhnian paradigms en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001098930pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples