Show simple item record

dc.contributor.advisorOtt, Margot Bertolucipt_BR
dc.contributor.authorKrahe, Elizabeth Diefenthaelerpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T02:33:05Zpt_BR
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198785pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo a conscientização de um grupo de professores e alunos, de uma escola de 2º grau, da rede pública sul-riograndense de ensino, quanto à prática da avaliação do processo pedagógico escolar ali realizada. Através da participação do grupo pesquisado e seguindo a metodologia de pesquisa conscientizante, proposta por Humbert e Merlo (*), procuram-se delinear possibilidades de mudança em direção à avaliação emancipatória, conforme apresentada por Saul (*). As duas propostas empregadas no decorrer da pesquisa têm caráter crítico-transformador em relação à realidade educacional analisada. A pesquisa constou de três fases: de preparação, com a organização e debates em grupos; de iniciação, na qual ocorreram leituras e questionamentos a partir dos dados advindos dos debates; de exploração, onde o grupo, em trabalho conscientizante, propõe sugestões de mudanças à avaliação. Encontram-se diversos fatores ligados ao tema avaliação, que foram analisados pelo grupo à luz dos teóricos do assunto. Os principais fatores foram: nota e diploma; tempo de contato professor-aluno; prova como interrupção da aprendizagem, resistência dos alunos; avaliação coletiva, auto-avaliação e as questões estruturais. Perpassou às propostas do grupo pesquisado, em grande parte, a visão individualista, sendo que, em pequeno número de momentos do trabalho, já foi possível encontrar a consciência da necessidade de mudanças através de trabalho criativo, coletivo das estruturas na qual a escola, e consequentemente a avaliação, se encontram. (*) as obras citadas encontram-se indicadas na bibligrafia.pt_BR
dc.description.abstractThe relationship of the evaluation of the pedagogical practice process with the development of conscientiousness by theacher’s and student’s groups was the objective of the present work. Working with a public school community of Rio Grande do Sul (so called Second Degree of Brazilian Scholar Curriculum), the author developed a method which finds out the possibilities of changes towards an emancipatory evaluation. This study was based according to Saul’s writings and was outlined through a conscientious research as proposed by Humbert and Merlo. A critical transformative character related to the educational reality is proposed during this research work. It presents a three-stage profile: preparation – for organizing and group debates; initiation – based on questions and readings occurred during consecutive debates; and exploration – when the groups by a conscientiousness process present the change suggestions for educational evaluation process. The results showed as the most propinent aspects linked to the theme evaluation and based on the theories presented by researchers of the subject – as it followers: grade and diploma duration of theacher pupil contact: examination as learning interruption experience; resistance of learners; collective evaluation; self evaluation and the structural components. Although an individualistic focus has been manifested on many groups proposals, it became apparent that through the creative collective work method applied by the author, a consciousness to a necessity of changes on the structures of school and therefore the evaluation exists.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação participativapt_BR
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.titleAvaliação escolar : pesquisa conscientizantept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000035241pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1990pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record