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dc.contributor.advisorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorSzabluk, Danielapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:48:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199176pt_BR
dc.description.abstractA identidade de marca figura o conjunto exclusivo de associações que se intenciona criar e manter para uma organização. Para os consumidores, a identidade de marca se concretiza nos aspectos tangíveis que são característicos do produto ou serviço, por meio de expressões visuais, verbais e sensoriais. A presente pesquisa aborda a construção de identidade de marca para micro e pequenas empresas, reunindo abordagens e metodologias que auxiliem designers e clientes a explorarem conjuntamente as diferentes dimensões da identidade da marca, assim possibilitando uma participação ativa do cliente nas etapas iniciais do processo. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com escritórios de design que habitualmente desenvolvem projetos de construção de identidade de marca, e com micro e pequenas empresas de produtos/serviços da região de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) que desenvolveram projetos de identidade de marca junto a escritórios de design. A partir das entrevistas e com apoio de teorias específicas estudadas, foi desenvolvido um conjunto de ferramentas – o toolkit Brief.me – a ser utilizado de modo colaborativo entre designer e cliente nas etapas de briefing e imersão no processo de construção de identidade de marcas.pt_BR
dc.description.abstractBrand identity is the unique set of associations to be created and maintained for an organization. To consumers, brand identity is perceived in the tangible aspects that are characteristic of the product or service, through visual, verbal and sensorial expressions. The present research is focused in brand identity construction for micro and small enterprises, bringing together approaches and methodologies that help designers and their clients to explore the different dimensions of brand identity, thus enabling an active participation of the client in the early stages of the process. To do this, in-depth interviews were conducted with designers that routinely work in brand identity projects, and with entrepeneurs from micro and small companies from Porto Alegre area (Rio Grande do Sul, Brazil). From the interviews and with the support of specific theories studied, a toolkit was developed - the Brief.me toolkit - to be used in a collaborative way between designer and client in the briefing and immersion stages in the process of brand identity construction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectBrand identityen
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectBrand identity dimensionsen
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectMicro and small enterprisesen
dc.subjectToolkiten
dc.titleConstrução de identidade de marca para micro e pequenas empresas : toolkit exploratório para apoio às etapas de briefing e imersãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001100577pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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