Criança e natureza : uma análise de sites de escolas de Educação Infantil
dc.contributor.advisor | Carvalho, Rodrigo Saballa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Neglia, Renata Mota | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:49:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199255 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo da Pedagogia da Infância, objetiva analisar os modos como escolas de Educação Infantil a partir das práticas pedagógicas veiculadas em seus sites de divulgação, promovem o encontro das crianças com a natureza. Diante do exposto, foram estabelecidos três objetivos para a realização da investigação, sendo eles: 1) discutir a centralidade que a natureza tem adquirido nas discussões sobre a infância contemporânea; 2) abordar a importância do desemparedamento das crianças na Educação Infantil, tendo em vista a importância de que as mesmas possam habitar espaços que extrapolem os limites dos prédios escolares; 3) compartilhar algumas implicações e efeitos presentes nas interações com a natureza na Educação Infantil. A materialidade investigativa é constituída por um conjunto de sites das seguintes instituições de Educação Infantil: Casa Redonda (SP), Caminho do Meio (RS) e Amigos do Verde (RS). A metodologia investigativa pautou-se na análise do conteúdo, a partir da qual foram definidas como unidades: a) concepção de criança; b) concepção e natureza; c) concepção das relações entre criança e natureza. A partir da análise dos sites, foram apresentadas instituições, voltadas para educação da infância, que tomam a natureza como eixo central de organização curricular. Por fim, a partir das análises empreendidas no decorrer no trabalho, foi possível destacar a importância de que seja promovido o encontro entre criança e natureza através de espaços e propostas pedagógicas planejadas intencionalmente, que valorizem a participação e o protagonismo das crianças nas ações do cotidiano. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.title | Criança e natureza : uma análise de sites de escolas de Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100873 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1361)