Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorNeglia, Renata Motapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:49:52Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199255pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo da Pedagogia da Infância, objetiva analisar os modos como escolas de Educação Infantil a partir das práticas pedagógicas veiculadas em seus sites de divulgação, promovem o encontro das crianças com a natureza. Diante do exposto, foram estabelecidos três objetivos para a realização da investigação, sendo eles: 1) discutir a centralidade que a natureza tem adquirido nas discussões sobre a infância contemporânea; 2) abordar a importância do desemparedamento das crianças na Educação Infantil, tendo em vista a importância de que as mesmas possam habitar espaços que extrapolem os limites dos prédios escolares; 3) compartilhar algumas implicações e efeitos presentes nas interações com a natureza na Educação Infantil. A materialidade investigativa é constituída por um conjunto de sites das seguintes instituições de Educação Infantil: Casa Redonda (SP), Caminho do Meio (RS) e Amigos do Verde (RS). A metodologia investigativa pautou-se na análise do conteúdo, a partir da qual foram definidas como unidades: a) concepção de criança; b) concepção e natureza; c) concepção das relações entre criança e natureza. A partir da análise dos sites, foram apresentadas instituições, voltadas para educação da infância, que tomam a natureza como eixo central de organização curricular. Por fim, a partir das análises empreendidas no decorrer no trabalho, foi possível destacar a importância de que seja promovido o encontro entre criança e natureza através de espaços e propostas pedagógicas planejadas intencionalmente, que valorizem a participação e o protagonismo das crianças nas ações do cotidiano.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleCriança e natureza : uma análise de sites de escolas de Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples