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dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorTrainotti, Andressapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:21Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199298pt_BR
dc.description.abstractReconhecendo a importância da Estatística na formação do educando esta pesquisa objetivou investigar como o ensino da Estatística no Ensino Médio contribui para a formação crítica dos estudantes. O aporte teórico se baseia na Educação Estatística Crítica de Campos (2007), que visa desenvolver as habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico juntamente com os objetivos da Educação Matemática Crítica a fim de proporcionar uma pedagogia democrática e reflexiva. Ainda, para o autor, ambientes de Modelagem Matemática contribuem no desenvolvimento da Educação Estatística Crítica ao permitir um ambiente de problematização e investigação. Deste modo, buscou-se identificar como a Educação Estatística Crítica está presente no ensino dos conceitos estatísticos e se a Modelagem Matemática é utilizada pelos professores como estratégia de ensino deste conteúdo. A pesquisa aconteceu em duas escolas da rede estadual de ensino no município de Rio do Sul, Santa Catarina. A pesquisa é de caráter qualitativo e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com docentes e observações do ambiente escolar. Para a análise de dados optou-se pelo método da triangulação de dados. Foi possível identificar que o ensino da Estatística nas duas escolas contribui para o desenvolvimento das habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico, bem como possibilitam uma formação reflexiva e questionadora.pt_BR
dc.description.abstractAcknowledging the importance of the Statistics in the education of the student, this research investigated how the teaching of Statistics in High School contributes to the critical formation of students. The theoretical basis is based on Critical Statistical Education of Campos (2007), which aims to develop skills of statistical literacy, reasoning and thinking, together with the objectives of Critical Mathematics Education in order to provide a democratic and reflective pedagogy. Also, for the author, Mathematical Modeling environments contribute to the development of Critical Statistical Education by allowing an enviroment of problematization and investigation. In this way, was sought to identify how the Critical Statistical Education is present in the teaching of statistical concepts and if the Mathematical Modeling is used by teachers as a strategy for teaching this content. The research was conducted in two schools of the state education network in the city of Rio do Sul, Santa Catarina. The research is qualitative and for the data collection was conducted interviews with teachers and observations of the school environment. For the analysis of data was opted for the triangulation of data. It was possible to identify that the teaching of Statistics in the two schools contributes to the development skills of statistical literacy, reasoning and thinking, as well as a reflexive and questioning formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectStatistical Teachingen
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectMathematical Modelingen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectCritical Statistical Educationen
dc.titleA educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100463pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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