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dc.contributor.advisorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorMoreira, Andréa de Castropt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199299pt_BR
dc.description.abstractNo contexto de constante evolução industrial, tecnológica e de comunicação no qual o mundo e as relações humanas se estabelecem, o modelo de produção vigente propicia a organização de um sistema baseado na efemeridade, materialismo e individualismo. Em um movimento contrário, percebe-se a latente necessidade das pessoas em estabelecer relações distintas, buscando mesmo no processo de consumo uma valorização e criação de significados; identifica-se uma demanda por experiências. Como resposta a este contexto, observa-se o crescimento, em relevância e produção, do campo do design emocional e a consolidação do entendimento da emoção enquanto fator fundamental ao desenvolvimento de produtos. As emoções possuem uma atuação central no estabelecimento de relações entre indivíduos e objetos, promovendo uma maior qualidade e profundidade nas interações. Isto oferece impactos e resultados positivos tanto quando considerado o bem-estar das pessoas, de forma individual, quanto em se tratando de vantagens à sociedade como um todo, contribuindo para a conservação e longevidade de produtos. O processo da experiência estética, estudada de forma relevante na psicologia e nas artes, explora a percepção sensorial como gatilho para o desencadeamento de emoções. Apoiando-se nesta ideia, neste estudo buscou-se estabelecer as relações existentes entre a percepção de atributos visuais e o evocar de respostas emocionais, transpondo o conceito ao âmbito do design. Para tanto, foi proposta a realização de um experimento que parte da identificação dos participantes quanto à presença de atributos e a avaliação a respeito de seu estado afetivo, em resposta a determinados estímulos visuais. A coleta de dados é estabelecida na utilização de escalas métricas contínuas e seu tratamento e processamento, na adoção do método estatístico de análise teste t por grupos pareados Por resultado, observou-se tendências de resposta entre os participantes, inferindo a existência de padrões estéticos e identificaram-se atributos visuais qualificáveis como interferentes nas relações estímulo-resposta examinadas. Verificou-se, ainda, o caráter positivo ou negativo destas interferências, relacionando análises estatísticas e análises subjetivas. Com isto, pretende-se contribuir para a construção de um conhecimento que explicite as relações entre os fatores, oferecendo embasamento teórico para o desenvolvimento de produtos visuais aos designers interessados no contemplar e explorar de questões emocionais de forma consciente e sistematizada.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of constant industrial, technological and communicational evolution in which the world and human relations establish themselves, the currently existing production models enables the organization of a system based on ephemerality, materialism and individualism. Heading in the opposite direction, it is perceptible the latent need people have regarding the establishment of distinct relations, searching even in the consumption processes for the creation of meanings and values: a search for experiences. As an answer to this scenario, we can see the growing relevance of the field of emotional design along with the consolidation of the understanding of emotion as a fundamental factor in product development. Emotions are central in the establishment of relations between individuals and objects, leading to higher and deeper quality in interactions. This offers positive outcomes both relating to individual well-being as well as when regarding society as a whole, contributing to the development of products with higher longevity and durability. The process of aesthetic experience, studied both in arts and psychology, explore sensory perceptions as triggers to the emergence of emotions. Grounded on this idea, this study aimed to establish existing relations between the perception of visual attributes and the emergence of emotional responses, bridging these concepts into the design field. In order to do so, a field study based on participants identification and evaluation of a set of visual attributes (and emotional states) was conducted. Data was collected based on continuous metric scales and analyzed though t test paired groups. The presence of tendencies among participants responses was observed, revealing the existence of aesthetic patterns. Specific visual attributes were found to interfere in the analyzed stimulus-answer relations. Additionally, it was possible to verify the positive or negative character of these interferences, relating them to both statistical and subjective analysis. By publishing these findings, I hope to contribute to the development of knowledge regarding the relations between the analyzed factors, offering theoretical foundations for the development of new visual products by designers interested in exploring emotional factors in design in a more consistent and systematized way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectAesthetic experienceen
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectVisual attributesen
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectEmotionsen
dc.titleExperiência estética no design : relações entre percepção visual e emoçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedopt_BR
dc.identifier.nrb001100625pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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