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dc.contributor.advisorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorAllgayer, Luiza Victoriapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-19T03:44:14Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199408pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe a criação de um website que promova um modelo de consumo inovador , sustentável, consciente, compartilhado e que incentive a economia local, por meio da realização do conceito "closet compartilhado", que consiste no aluguel de roupas de segunda mão. Para o desenvolvimento desse conceito, foram pesquisados diversos temas: hiperconsumo, slow fashion, economia colaborativa, sistema de recomendação, gamificação e design de interação. Esta pesquisa consolidou as bases para a contextualização do problema, e para a identificação de ferramentas que poderiam apoiar o projeto. Em termos metodológicos, decidiu-se aderir a um método que se inscreve dentro da Metodologia Ágil, pois acredita-se que possibilitará o dinamismo para a prototipagem e tomada de decisões que projetos de natureza digital necessitam. O método escolhido foi o Projeto E , que foi desenvolvido especificamente para a criação de Interfaces Gráficas Amigáveis (IGAs) e que possui 6 etapas: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto, Estética e Execução. A fim de identificar receios e demandas de usuários potenciais da plataforma, realizaram-se entrevistas com 17 usuárias e proprietárias de brechós e roupatecas (bibliotecas de roupas). Estas entrevistas foram importantes para identificar os pontos fracos e fortes do conceito e criar histórias dos usuários que permitiram identificar os requisitos do projeto. A partir disso, com o objetivo de tornar o closet compartilhado real e viável após a graduação e ao possuir limitações dos recursos financeiros ao lançar o serviço no mercado, dividiu-se o conceito em três camadas de maturidade do negócio: a primeira seria o closet compartilhado físico, a segunda camada permite o aluguel online e a terceira visa a implementação do Sistema de Recomendação No desenvolvimento do projeto, obteve-se assessoria com especialista que foi de extrema importância e colaboração para realizar uma Pesquisa de Mercado em Porto Alegre, mapeando concorrentes, público-alvo e assim tornou possível definir os atributos, valores e a criação do nome da empresa a ser criada: Closet Clube. Por fim, foi possível desenvolver as etapas de Estrutura e Estética que resultaram no protótipo funcional e responsivo do website, possibilitando realizar testes com usuários e melhorar a usabilidade para lançar no mercado.pt_BR
dc.description.abstractThis project proposes the creation of a website that promotes an innovative, sustainable, conscious, collaborative consumption model that encourages the local economy , through the realization of the concept of "shared closet", which consists in the rental of second-hand clothes. For the development of this concept, several topics were studied: hyperconsumption, slow fashion, sharing economy , recommendation system, gamification and interaction design. This research consolidated the bases for the contextualization of the problem, and for the identification of tools that could support the project. In methodological terms, it was decided to adhere to a method that falls within the Agile Methodology , since it is believed that they will enable the dynamism for the prototyping and decision making that digital projects need. The method chosen was Project E (Meurer and Szabluk, 2010), which was developed specifically for the creation of Friendly Graphical Interfaces (Interfaces Gráficas Amigáveis - IGAs) and has 6 steps: Strategy , Scope, Structure, Skeleton, Aesthetics and Execution. In order to identify apprehensions and demands of potential users of the platform, interviews were conducted with 17 users and owners of thrift stores and ‘’roupatecas’ ’ (clothes ‘’library’ ’). These interviews were important to identify the strengths and weaknesses of the concept and creating user stories that allowed identifying project requirements. The fact of having plans of making the shared closet real and viable after graduation and financial limited resources when launching the service in the market, turned the concept divided into three layers of business maturity: the first would be the closet collaborative physical, the second layer allows the online rent and the third aims the implementation of the Recommendation System In the development of the project, we obtained advice with a specialist who was extremely important and collaborated to carry out a Market Research in Porto Alegre, mapping competitors, target audience and thus made it possible to define the attributes, values and creation of the company name to be created: Closet Clube. Finally, it was possible to develop the stages of Structure and Aesthetics that resulted in the functional and responsive prototype of the website, making it possible to perform tests with users and improve usability to launch in the market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWeb Designen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectConscious Consumptionen
dc.subjectConsumo conscientept_BR
dc.subjectShared Closeten
dc.subjectGamificationen
dc.subjectBusiness Modelen
dc.titleCloset Clube : incentivo do consumo consciente por meio do desenvolvimento do modelo de negócio e plataforma digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100505pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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