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dc.contributor.advisorRodrigues, Mara Cristina de Matospt_BR
dc.contributor.authorBernardes, Anelicept_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:45:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199518pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, apresento uma sequência didática para o Ensino de História da África, utilizando a literatura africana. Tal como propõe a lei 10.639/03, o objetivo principal é associar esta abordagem à Educação das Relações Étnico-Raciais nos anos finais do Ensino Fundamental. A obra básica para o desenvolvimento desta proposta é Amkoullel, o menino fula, de Amadou Hampâté Bâ. Esta proposta de trabalho discute o uso da literatura em sala de aula, mais especificamente a literatura africana, considerando os Valores Civilizatórios Africanos e Afro-brasileiros. Para tanto, foram criados diversos materiais e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos, tais como pesquisas, atividades com mapas e caixas pedagógicas com partes selecionadas do livro, finalizando com a recontagem dos fragmentos de histórias de três formas: em quadrinhos, radionovela ou vídeo. Ao final da dissertação, há um relato de experiência sobre a construção da proposta e o quanto ela impactou a pesquisadora.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, I have presented a didactic sequence for teaching African History by using African literature. As proposed by Act nr. 10.639/03, the main objective is to associate this approach to the Education of Ethnical-Racial Relations in the last grades of Elementary School. The basic work for the development of this proposal is Amkoullel, the Fula Child, by Amadou Hampâté Bâ. This work proposal discusses the use of literature in the classroom, more specifically the African literature, by considering African and African-Brazilian Civilizing Values. In order to do that, several materials and activities were designed for the students, such as surveys, activities with maps and pedagogical boxes with excerpts selected from the book; finally, the fragments of the stories were retold in three ways: as cartoons, radio serial or video. At the end of this dissertation, there is an experience report about both the construction of this proposal, and how much it has affected the researcher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingen
dc.subjectAfrican Historyen
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectAfrican Literatureen
dc.subjectEducation of Ethnical-Racial Relationsen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectAfrican and African-Brazilian Civilizing Valuesen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLast Grades of Elementary Schoolen
dc.titleEducação das relações étnico-raciais, ensino de História da África e literatura africana : o Amkoullel, o Menino fula, de Amadou hampâté bâ, nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101823pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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