Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorTorrezzan, Cristina Alba Wildtpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:47:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199584pt_BR
dc.description.abstractA presente tese tem como finalidade elaborar um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial. O objetivo é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico em cursos de design. Como base teórica abordou-se a concepção da educação por competências. O método realizado caracterizou-se como qualitativo e quantitativo. Primeiramente realizou-se uma revisão sistemática sobre os conceitos envolvidos, constituindo o referencial teórico e a análise de trabalhos correlatos. Após, efetuou-se o mapeamento das competências do desenho técnico, da habilidade espacial bem como a integração entre os dois. Através da realização de grupo focal com professores de desenho técnico e especialistas em competências, possibilitou-se a avaliação dos referidos mapeamentos. Na sequência, foram designados estilos de atividades para o desenvolvimento de cada habilidade espacial específica. Também realizou-se a seleção de exercícios, já consagrados no meio científico, que correspondessem a essas categorias. Com base nesses procedimentos, elaborou-se um instrumento de avaliação, constituído por 22 questões, uma lista de atividades organizada por HE específica, assim como o gabarito dos exercícios. A partir da integração entre esses materiais, concebeu-se um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial (MADHE). O seu processo de avaliação ocorreu através de grupo focal com professores de desenho técnico e pesquisadores na área da educação. A partir dos dados coletados com essa prática, foi possível aprimorar o modelo, constituindo a sua versão final. Criou-se ainda, a versão Web do MADHE, sendo livremente disponibilizada em endereço eletrônico. O intuito é disponibilizar a professores e alunos um recurso educacional que possa contribuir com o desenvolvimento da habilidade espacial e o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis aims to elaborate a model for the evaluation and the development of the space skill. The objective is to collaborate with the teaching and learning process of technical drawing in design courses. Theoretical basis was the conception of education by competences. The method was characterized as qualitative and quantitative. First, a systematic review was carried out on the concepts involved, constituting the theoretical reference and the analysis of related works. Afterwards, the mapping of the competencies of the technical drawing, the spatial skill as well as the integration between the two were performed. Through the realization of a focus group with teachers of technical design and specialists in competencies, it was possible to evaluate these mappings. In the sequence, activity styles were designated for the development of each specific spatial skills. Also, the selection of exercises, already consecrated in the scientific environment, that corresponded to these categories. Based on these procedures, an evaluation tool was developed, consisting of 22 questions, a list of activities organized by specific SS, as well as the answers of exercises. From the integration between these materials, a model for the evaluation and the development of the spatial skills (MEDSS) was conceived. The evaluation process was carried out through a focus group with technical drawing teachers and researchers in the area of education. From the data collected with this practice, it was possible to improve the model, constituting its final version. The web version of MEDSS was also created, being freely available in electronic address. The purpose is to provide teachers and students with an educational resource that can contribute to the development of space skills and the teaching and learning process of technical drawing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpace skillen
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTechnical drawingen
dc.subjectEducation by competenciesen
dc.titleModelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001100477pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples