Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, Maria Luciapt_BR
dc.contributor.authorBueno, Gessica Yasmin Batistapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:47:52Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199594pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a aproximação da estudante com seu objeto de estudo, assim como as transformações do mundo da informação buscou-se identificar os fatores motivacionais na escolha do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul por egressos nos anos 2013 e 2018. Buscou-se avaliar se os fatores motivacionais se alteraram nos dois períodos, 2013 e 2018, comparar se foram diferentes as motivações dos alunos que ingressaram após conclusão do curso técnico em Biblioteconomia, com as motivações dos que ingressaram sem possuir curso anterior na área e, também, analisar se houve alteração das motivações ao longo do curso. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados e a Análise de Conteúdo (AC) como metodologia de análise dos dados. Verificou-se então: não houve alteração nas motivações para o ingresso no curso, o mercado de trabalho e o interesse na área foram os termos mais recorrentes; poucos dos respondentes haviam concluído o curso técnico em Biblioteconomia, sendo uma população muito pequena para ser analisada; e metade dos sujeitos teve suas motivações alteradas ao longo do curso.pt_BR
dc.description.abstractIn order to approach the student with her object of study, as well as the transformations of the information world, the aim was to identify the motivational factors in the choice of the Librarianship course of the Federal University of Rio Grande do Sul by graduates in the years 2013 and 2018. The purpose of this study was to evaluate whether motivational factors changed in the two periods, 2013 and 2018, to compare if the motivations of the students who entered after completing the technical course in Librarianship were different, with the motivations of those who entered without having a previous course in the area, also, to analyze if there was a change of motivations throughout the course. A quantitative research was carried out, using the questionnaire as a data collection instrument and Content Analysis (CA) as a methodology for data analysis. It was verified then: there was no change in the motivations for entering the course, the job market and interest in the area were the most recurrent terms; few of the respondents had completed the technical course in Librarianship, being a very small population to be analyzed; and half of the subjects had their motivations altered along the course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLibrarianen
dc.subjectPerfil profissionalpt_BR
dc.subjectAcademic motivationen
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectContent analysisen
dc.subjectLibrarianshipen
dc.subjectFederal University of Rio Grande do Sulen
dc.titleIdentificação dos fatores motivacionais na escolha para ingresso no curso de Biblioteconomia da UFRGS dos egressos nos anos 2013 e 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100875pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples