Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoura, Ana Maria Mielniczuk dept_BR
dc.contributor.authorSchott, Daniela Gracielapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:49:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199636pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca verificar como a ansiedade de informação afeta o comportamento informacional de graduandos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e qual a relação com os níveis de competências informacionais dos sujeitos da pesquisa. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza básica e é classificado quanto a seus objetivos como descritivo com abordagem mista, quali-quantitativa. Buscou-se aprofundar a questão subjetiva por trás do fenômeno da ansiedade informacional e sua relação com o domínio de fontes de informação. O procedimento metodológico utilizado foi a descrição em forma de levantamento. Para coleta de dados foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas aos estudantes de todos os semestres. 74 alunos responderam ao questionário mas não a todas as questões. Houve uma pequena predominância do sexo feminino, e alunos entre semestres do quarto ao oitavo. O quinto semestre foi apontado nas respostas, por alguns alunos, como sendo “de muitos trabalhos complexos”. Numa visão mais geral da pesquisa a ansiedade informacional se mostra presente nos alunos, mas parece não ser um ponto tão forte que afete a vida dos estudantes em um grau elevado. Foi possível observar através das questões abertas que a ansiedade se mostra mais presente quando há falta de tempo para realização de tarefas, sendo que alunos que trabalham e estudam tendem a ter menos tempo e consequentemente maior dificuldade em realizar as tarefas, o que causa cansaço e ansiedade. Grande parte dos participantes consegue reconhecer a ansiedade como fator limitante e entende que tem dificuldades na realização de múltiplas tarefas. Alguns indivíduos parecem sofrerem mais com a ansiedade e isso se explica por ser um fator subjetivo e embora alguns alunos tenham se manifestado pouco ansiosos, não significa que não haja ansiedade entre os alunos. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos sente-se capaz de utilizar ferramentas de busca de informação e utilizar o senso crítico no uso da informação o que demonstra que boa parte dos participantes da pesquisa aponta ter conhecimentos em competência informacional, ainda assim, foi possível detectar ansiedade informacional nesses alunos. Através de alguns depoimentos, compreendeu-se que a universidade pode disponibilizar ferramentas para melhorar a capacidade dos alunos em relação às competências informacionais, através de palestras, cursos e principalmente através da conscientização dos alunos. Também é necessário que a biblioteca esteja atenta as demandas informacionais dos alunos e promova capacitações para o uso das ferramentas de busca de informação. Conclui-se que a ansiedade informacional apresenta relação com diferentes fatores, um deles é a individualidade, já que nem todas as pessoas possuem o mesmo nível de conhecimento, nem mesmo aqueles que estão mais capacitados ou “sabem mais” estão livres de sentirem insegurança ou em algum momento terem dificuldade com alguma questão.pt_BR
dc.description.abstractIt aims seeks to verify how information anxiety affects the informational behavior of undergraduates of the Library Science course of the Federal University of Rio Grande do Sul and what the relationship with the informational levels of the subjects of the research. The study is characterized as a basic research and is classified according to its objectives as descriptive with mixed, qualitative-quantitative approach. We sought to deepen the subjective question behind the phenomenon of informational anxiety and its relation to the domain of information sources. The methodological procedure used was the description in the form of a survey. For data collection, a questionnaire with open and closed questions was applied to students of all semesters. 74 students answered the questionnaire but not all questions. There was a small predominance of females, and students between semesters from the fourth to the eighth. The fifth semester was pointed out in the answers, by some students, as being "of many complex works". In a more general view of the research informational anxiety is present in the students, but it does not appear to be such a strong point that it affects students' lives to a high degree. It was possible to observe through the open questions that the anxiety is more present when there is a lack of time to perform tasks, being that students who work and study tend to have less time and consequently greater difficulty in performing the tasks, which causes fatigue and anxiety. Most participants can recognize anxiety as a limiting factor and understand that they have difficulties performing multiple tasks. Some individuals seem to suffer more from anxiety and this is explained as a subjective factor and although some students have expressed little anxiety, does not mean that there is no anxiety among the students. The results showed that most of the students feel able to use information search tools and use the critical sense in the use of the information, which shows that a good part of the research participants have knowledge in informational competence, nevertheless, it was possible to detect informational anxiety in these students. Through some testimonies, it was understood that the university can provide tools to improve students 'ability to informational skills, through lectures, courses and mainly through the students' awareness. It is also necessary for the library to be attentive to the informational demands of the students and to promote capacities for the use of information search tools. It is concluded that informational anxiety is related to different factors, one of them is individuality, since not all people have the same level of knowledge, not even those who are more qualified or "know more" are free to feel insecure or at some point having difficulty with some question.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformational anxietyen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectLibrarianshipen
dc.subjectInformational competenceen
dc.titleAnsiedade informacional e competência informacional no contexto dos acadêmicos do curso de graduação de Biblioteconomia da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coScartassini, Verônica Barbozapt_BR
dc.identifier.nrb001100861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples