Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorTella, Patricia Constantino dept_BR
dc.contributor.authorPiccolo, Luciane da Rosapt_BR
dc.contributor.authorRangel, Mayra Lemuspt_BR
dc.contributor.authorRohde, Luis Augusto Paimpt_BR
dc.contributor.authorPolanczyk, Guilherme Vanonipt_BR
dc.contributor.authorMiguel, Eurípedes Constantinopt_BR
dc.contributor.authorGrisi, Sandra Josefina Ferraz Ellleropt_BR
dc.contributor.authorBilyk, Bacy Fleitlichpt_BR
dc.contributor.authorFerraro, Alexandre Archanjopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T03:45:07Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2238-0019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199776pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The effects of socioeconomic disparities on cognitive development tend to emerge early in infancy and to widen throughout childhood, and may perpetuate later in life. Although the study of how poverty affects early childhood has increased in the last 20 years, many of the effects remain largely unknown, especially during the first year of life. Aim: To investigate the influence of socioeconomic status (SES) and maternal education on infants’ language, motor and cognitive development. Methods: The cognitive, language and motor skills of 444 infants aged 6 to 9 months selected from a poor neighborhood in São Paulo, Brazil, were evaluated using the Bayley Scales of Infant Development. A questionnaire on socioeconomic background was administered to the participants’ families. Results: A positive association was found between SES and infants’ performance on language and motor scales. Additionally, higher maternal education was associated with higher language and cognitive scores. Conclusion: Our findings indicate that SES effects are detectable very early in infancy. This result has implications for the timing of both screening and intervention efforts to help children overcome the consequences of living in poverty.en
dc.description.abstractIntrodução: Os efeitos das disparidades socioeconômicas no desenvolvimento cognitivo tendem a surgir no início da primeira infância e a se ampliar ao longo da infância, e podem perpetuar-se mais tardiamente. Embora estudos mostrando os efeitos deletérios de um menor nível socioeconômico (NSE) no desenvolvimento na primeira infância tenham aumentado nos últimos 20 anos, muitos desses efeitos ainda permanecem desconhecidos, especialmente durante o primeiro ano de vida. Objetivo: Investigar a influência do NSE e da escolaridade materna no desenvolvimento linguístico, motor e cognitivo do bebê. Método: Foram avaliadas as habilidades cognitivas, linguísticas e motoras de 444 lactentes com 6 a 9 meses de idade selecionados em um bairro de baixo NSE na zona oeste de São Paulo, Brasil, utilizando-se as Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil. Um questionário também foi administrado para coletar dados sobre o background socioeconômico das famílias das crianças participantes. Resultado: Foi observada uma associação positiva entre NSE e o desempenho dos lactentes nas escalas de linguagem e desenvolvimento motor. Adicionalmente, maior educação materna esteve associada a escores mais altos nas escalas de desenvolvimento linguístico e cognitivo. Conclusão: Os resultados deste estudo indicam que os efeitos do NSE são detectáveis muito cedo na primeira infância. Este resultado tem implicações para o timing de avaliações e intervenções que possam ajudar as crianças a superar as consequências de viver na pobreza.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofTrends in psychiatry and psychotherapy. Vol. 40, no. 3 (2018) p. 232-240pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectBayleyen
dc.subjectInfantsen
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectRisk factorsen
dc.subjectMãespt_BR
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectSocioeconomic statusen
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.subjectMaternal educationen
dc.subjectLactentept_BR
dc.subjectSão Paulo (SP)pt_BR
dc.titleSocioeconomic diversities and infant development at 6 to 9 months in a poverty area of São Paulo, Brazilpt_BR
dc.title.alternativeDiversidades socioeconômicas e o desenvolvimento infantil de 6 a 9 meses no estado de São Paulo, Brasil pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001100699pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem