Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Guilherme Wagnerpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:50:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200486pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito tecer uma análise sobre a articulação do olhar no cinema do diretor britânico Alfred Hitchcock, em particular no filme Festim Diabólico (Rope, 1948). Para tal, o método escolhido foi o de pesquisa bibliográfica, afim de montar um aporte teórico que embase os critérios de análise, que parte de princípios técnicos, relacionados à forma de filmagem particular da obra selecionada, mas que abrange, através dessas, os aspectos narrativos e de linguagem do filme. Dessa forma, este trabalho buscará analisar as maneiras pelas quais as escolhas estéticas e técnicas, o método de filmagem em plano-sequência de Festim Diabólico, influencia o olhar do espectador na maneira como ele se relaciona com os personagens e suas ideias, bem como na maneira como ele próprio (espectador) é posicionado dentro da obra como se fosse ele mesmo um personagem.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has the purpose of analyzing how the audience look is guided, and how the very act of looking is articulated, on the cinema of the British director Alfred Hitchcock, with emphasis on the film Rope (1948). To achieve that, the chosen method was the bibliographical research, in order to ensemble a theoretical basis to rely on when elaborating the analysis, which will contemplate both technical aspects, related to the shooting methods and camera movement, and the narrative ones. This work will, then, look to analyze the ways the technical and narrative choices in the movie come together to conduct the way the spectator see both the characters and the story, and how he relates morally with them, in a way that he himself (spectator) is positioned, through the continuous long shot method, as a character inside the movie.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLooken
dc.subjectFestim Diabólico (Filme). Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMise en scèneen
dc.subjectSpectator positionen
dc.subjectLong shoten
dc.subjectSubjective cameraen
dc.titleO olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102209pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples