O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico
dc.contributor.advisor | Rossini, Miriam de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Guilherme Wagner | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T03:50:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200486 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como propósito tecer uma análise sobre a articulação do olhar no cinema do diretor britânico Alfred Hitchcock, em particular no filme Festim Diabólico (Rope, 1948). Para tal, o método escolhido foi o de pesquisa bibliográfica, afim de montar um aporte teórico que embase os critérios de análise, que parte de princípios técnicos, relacionados à forma de filmagem particular da obra selecionada, mas que abrange, através dessas, os aspectos narrativos e de linguagem do filme. Dessa forma, este trabalho buscará analisar as maneiras pelas quais as escolhas estéticas e técnicas, o método de filmagem em plano-sequência de Festim Diabólico, influencia o olhar do espectador na maneira como ele se relaciona com os personagens e suas ideias, bem como na maneira como ele próprio (espectador) é posicionado dentro da obra como se fosse ele mesmo um personagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work has the purpose of analyzing how the audience look is guided, and how the very act of looking is articulated, on the cinema of the British director Alfred Hitchcock, with emphasis on the film Rope (1948). To achieve that, the chosen method was the bibliographical research, in order to ensemble a theoretical basis to rely on when elaborating the analysis, which will contemplate both technical aspects, related to the shooting methods and camera movement, and the narrative ones. This work will, then, look to analyze the ways the technical and narrative choices in the movie come together to conduct the way the spectator see both the characters and the story, and how he relates morally with them, in a way that he himself (spectator) is positioned, through the continuous long shot method, as a character inside the movie. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Look | en |
dc.subject | Festim Diabólico (Filme). Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Mise en scène | en |
dc.subject | Spectator position | en |
dc.subject | Long shot | en |
dc.subject | Subjective camera | en |
dc.title | O olhar em Hitchcock: espectador como personagem em Festim Diabólico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102209 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1828)