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dc.contributor.advisorBehr, Arielpt_BR
dc.contributor.authorPiccini, Robson Sotorivapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:50:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200492pt_BR
dc.description.abstractO compartilhamento de conhecimento tem sido considerado um dos principais processos para que as empresas contemporâneas adquiram conhecimento e se mantenham competitivas e adaptáveis em um ambiente dinâmico e mutável, característico do meio corporativo atual. De acordo com esse cenário, iniciativas organizacionais têm se mostrado favoráveis às práticas de compartilhamento de conhecimento entre as empresas, como os espaços de coworking, criando uma rede de interações que é fortalecida à medida que recebe o engajamento dos seus participantes e organizadores. Tendo em vista a relevância do compartilhamento de conhecimento para as empresas, e a fertilidade do contexto dos espaços de coworking para esta temática, propõe-se o objetivo de analisar o compartilhamento de conhecimento entre empresas em espaços de coworking. Para atingir este objetivo, realizou-se um estudo de caso múltiplo em cinco espaços de coworking de Florianópolis, cidade referência em empreendedorismo, inovação e tecnologia. Para obtenção dos dados, foram realizadas trinta e uma entrevistas com membros de espaços de coworking, coleta de documentos e observação, analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo. As boas práticas identificadas nos espaços estão relacionadas: i) à atuação dos gestores e funcionários dos espaços como facilitadores das interações; ii) às iniciativas paralelas dos espaços; iii) à estrutura e distribuição interna e características do ambiente externo; iv) à utilização de plataformas digitais próprias e mídias interativas para a comunicação; v) ao contato com profissionais externos; vi) à frequência e conteúdo dos eventos formais promovidos pelos gestores dos espaços. Como contribuição teórica, desenvolveu-se a categoria de análise ―Contribuições do espaço‖, elaborada para ilustrar os fatores contextuais que contribuem para as interações entre empresas. Ademais, contribui-se evidenciando que os profissionais autônomos e as pequenas equipes de negócios flexíveis estão mais alinhados à dinâmica dos espaços de coworking que possuem práticas de compartilhamento de conhecimento. Em relação às práticas, os eventos formais foram evidenciados como mais favoráveis para as interações, sendo fundamental a facilitação dos gestores dos espaços para esse fim. As plataformas digitais próprias dos espaços, o Instagram e o WhatsApp suportaram as práticas identificadas, evidenciando o desuso do e-mail para este fim no contexto analisado.pt_BR
dc.description.abstractKnowledge sharing has been considered one of the main processes for contemporary companies to acquire knowledge and remain competitive and adaptable in a dynamic and changing environment, features of current corporate enviroment.. According to this scenario, organizational initiatives have been favorable to the practices of knowledge sharing among companies, such as coworking spaces, creating a network of interactions that is strengthened as it receives the engagement of its participants and organizers. Thus, considering the relevance of knowledge sharing for companies, and the fertility of the context of the coworking spaces for this thematic, it is proposed the objective of analyzing the knowledge sharing among companies in coworking spaces. To achieve this goal, a multi-case study was carried out in five coworking spaces in Florianópolis, a reference city of entrepreneurship, innovation and technology. To obtain the data, 31 interviews were conducted with members of coworking spaces, document collection and observation, analyzed according to content analysis techniques. The best practices identified in the spaces are related to: i) spaces managers and employees' performance as facilitators of the interactions; ii) parallel initiatives in the spaces; iii) internal structure, distribution and characteristics of the external environment; iv) the use of own digital platforms and interactive media for communication; v) contact with invited professionals; vi) the routine and content of the formals events promoted by the spaces' managers. As a theoretical contribution, the "Space contributions" analysis category was elaborated to illustrate the contextual factors that contribute to the interactions among companies. In addition, it is emphasized that the autonomous professionals and the small flexible business teams are more aligned with the coworking spaces dynamics that have knowledge sharing practices. Regarding the practices, the formal events were evidenced as more favorable for the interactions, being fundamental the facilitation of spaces managers for this purpose. The spaces own digital platform, Instagram and WhatsApp supported the practices identified, evidencing the disuse of e-mail for this purpose in the analyzed context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompartilhamento do conhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledge sharingen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectCoworkingpt_BR
dc.subjectCoworking spacesen
dc.titleO compartilhamento de conhecimento entre empresas : um estudo em espaços de coworkingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098926pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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