Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Gladis Franck dapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:21Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200630pt_BR
dc.description.abstractA tese intitulada "Interação e Meio: a filtragem do mundo" discute interação e meio a partir das análises de Piaget sobre as relações organismo/meio e seus paralelos com as relações sujeito/objeto no desenvolvimento cognitivo, desenvolvendo o conceito de filtragem do mundo. O confronto da teoria interacionista de Piaget com dados da biologia evidencia que suas hipóteses sobre o desenvolvimento cognitivo se ajustam às descobertas recentes. A abordagem do meio a partir da perspectiva interacionista, problematiza este conceito para além dos seus aspectos naturais, construídos e sociais, rompendo com uma visão dicotômica entre o ser humano e a natureza. Ao tratar o ser humano como um animal simbólico, é possível interpretar sua interação com mundo como uma filtragem, bem como, desenvolver o conceito de filtros a partir da discussão sobre assimilação e acomodação e sua relação com os esquemas de ação e a função simbólica na teoria piagetiana.Piaget estudou profundamente aquilo que permite ao ser humano chegar a falar, ou seja, o que lhe permite pensar e se comunicar em sociedade e estar apto a ser influenciado por ela. A partir dessa perspectiva, o conceito de filtragem do mundo visa desafiar à reflexão sobre o real significado de dialogar e conseqüentemente educar.pt_BR
dc.description.abstractThe intitled thesis 11 lnteraction and Environment: the filtering of the world 11 inquires about interaction and environment based on the analytical studies by Piaget about the organism/environment relations and its parallels with the subject/object relations in the cognitional development, to generate a conceptual filtering of the world . To confront the theory of interaction by Piaget with biology data evidences that his hypotheses about cognitional development are in conformity to the lately discoveries. The approache of the environment from this interactive perspective, place this concept for beyond its natural, constructed and social aspects, breaching with a dichotomous vision between the human being and the nature. By seeing the human being as a symbolic animal, it is possible to conceive its interaction to the world as a filtering, as well as, to develop the filters concept from a consideration about assimilation and adjustment and its relation to the projects of action and the symbolic function in the Piaget's theory. Piaget had studied deeply what it allows the human being to arrive to speak, or either, what it allows to think and to communicate in society and also relieving their ideas to change it. By this way, the concept of filtering of the world aims to defy to the reflection on the real meant of the dialogue and consequently to educate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectAspectos biológicospt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.titleInteração e meio : filtragem do mundopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coGaiesky, Vera Lúcia da Silva Valentept_BR
dc.identifier.nrb000269310pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1999pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples