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dc.contributor.advisorSilva, Sergio Baptista dapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Geórgia de Macedopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:55:28Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200692pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca trazer as diferentes formas de estar, ensinar e aprender que navegam na UFRGS, a partir de uma etnografia junto a mulheres Kaingang estudantes desta Instituição, das abordagens da Antropologia da Educação, bem como a partir do conhecimento do povo Kaingang que está baseado nas noções duais de universo a partir das marcas Kamē e os Kanhru. O esforço etnográfico está em perceber uma educação que acontece: nas mudanças dos modos de participação; no aconselhamento entre regré (pessoas da mesma metade patrilinear); na relação com instituição de ensino (aqui, um ser da metade patrilinear kamē); no ir e vir das terras indígenas à cidade; na atuação no plano cosmológico e sociológico do kujá (xamã), um educador que é menos um guardião de fins e mais um catalizador de começos. Um educador que faz escola levando para fora, destravando a imaginação e mostrando a possibilidade de aprender com todos os seres. Com isso, aprofunda-se na categoria tãn e, portanto, na compreensão da humanidade e da potência que perpassa todos os seres do cosmos.pt_BR
dc.description.abstractFrom an ethnography made together with Kaingang women, students of UFRGS, from the approaches of the Anthropology of Education, as well as from the episteme of knowledge of the Kaingang people which is based on dual notions of universe from the marks Kamē and the Kanhru. The ethnographic effort is to perceive an education that happens: in change in the modes of participation; in counseling among regré (people of the same patrilineal half); in relation with the educational institution (here, a being of the patrilineal half kamé); to come and go from indigenous lands to the city; in the cosmological and sociological action of the kujá (shaman), an educator who is less a guardian of ends and more a catalyst of beginnings. Who does school leading out, unlocking the imagination and showing the possibility of learning from all beings. Therefore, it deepens into the tãn category and the understanding of the humanity and potency that permeates all beings of the cosmos.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectShamanismen
dc.subjectXamanismopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectAffirmative Policiesen
dc.subjectKaingang Indigenous Peopleen
dc.subjectÍndios kaingangpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleO caminho se faz ao andar : aprendizagem e educação junto a mulheres indígenas Kaingangpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103606pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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