Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGarcia, Sandro Ruduitpt_BR
dc.contributor.authorPaim, Tamirez Galvão da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-19T03:56:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200827pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa discute a interação universidade-empresa, mediante a análise do processo de implantação do Parque Científico e Tecnológico – Parque Zenit da UFRGS, que se iniciou no ano de 2011, e suas implicações sociais nas empresas incubadas ou associadas ao mesmo, especialmente suas redes de interação e colaboração para a geração de inovação. Essa categoria de fenômenos tem sido, usualmente, explicada pelo modelo da triple helix que busca apreender interações entre universidade, empresa e governo para a promoção da inovação com base no protagonismo das instituições de ensino e pesquisa. Contudo, ao considerar os pressupostos teóricos e resultados dos estudos da inovação e o enfoque de redes, a presente pesquisa relativiza tal modelo que supõe certa homogeneidade dos efeitos para as empresas em face da constituição dos parques científicos e tecnológicos. A hipótese investigada sugere que quanto mais próxima da universidade estiver uma empresa, maiores serão suas chances de acessar uma rede de relações de inovação. No entanto, nem todas as empresas têm as mesmas capacidades de traduzir essas relações. Por isso, a interação pode variar de empresa para empresa, conforme sua capacidade de interpretar e traduzir os vínculos da rede. O caso escolhido foi investigado tendo como dimensões de análise: a) os atores envolvidos, os mecanismos de gestão e as concepções do Parque; b) as condições de infraestrutura para as empresas; e c) as capacidades das empresas e suas redes de interação para a inovação. Foram procedidas pesquisa documental, observação assistemática e entrevistas semiestruturadas com líderes do Parque e com gestores de uma amostra intencional de nove empresas de base tecnológica, tentando alcançar variação entre experiências selecionadas. A análise constatou diferentes fases no processo de implantação do Parque, destacando-se a mudança de um projeto focado em estrutura física para um modelo mais orientado para a conexão entre atores no aproveitamento de infraestrutura já disponível. Isso vem se refletindo na construção de variadas redes de inovação entre empresas incubadas e associadas ao Parque. As empresas consideradas mais inovadoras são aquelas que tiveram mais contato com a pesquisa dentro da universidade. Grande parte das empresas é fruto da experiência da pós-graduação, sendo fundamental o apoio dos professores durante e após a pesquisa para a criação da empresa. No entanto, sua origem impacta na grandeza das suas relações tanto de natureza comercial quanto de natureza de pesquisa e desenvolvimento. Constatamos que empresas spin-offs de P&D têm mais chance de estabelecer vínculos de inovação com empresas e grupos internacionais com base em P&D que buscam agregar atores com conhecimento inovativo de pesquisa aplicada. Isso não exclui que algumas incubadas de prestação de serviços não possam estabelecer vínculos comerciais, mas não expande a rede de inovação como as de origem spin-offs na troca de informações e conhecimentos aplicados.pt_BR
dc.description.abstractThis research discusses the university-company interaction, through the analysis of the implantation process of the Scientific and Technologic Park — Parque Zenit from UFRGS, which began in 2011, and its social implications in the incubated and associated companies, especially their interaction and collaboration networks for generating innovation. This category of phenomena has been, usually, explained by the triple helix model, which seeks to grasp interactions between university, company and the government for the promotion of innovation based on the protagonist of the teaching and research institutions. However, when considering the theoretical assumptions and the innovation studies results and the scope of the networks, the present study relativizes such model, which supposes a certain homogeneity of the effects for the companies in the face of the constitution of scientific and technological parks. The investigated hypothesis suggests that, the closest a company is from the university, the greater are its chances of accessing an innovation relationship network. Nevertheless not all companies have the same capacity to translation these relationships. Therefore the interaction can vary from each company according to its capacity to interpret and translate the network’s links. The chosen case was investigated as having as dimensions of analysis: a) the involved actors, the management mechanisms and the Park’s conceptions; b) the infrastructure conditions for the companies; and c) the companies’ capacities and their interaction networks for innovation. Documental research, assistematic observation and semi-structured interviews were made with the Park’s leaders and with managers of an international sample of nine companies with technological basis, seeking to find variation between selected experiences. The analysis verified different phases in the process of the Park’s implantation, highlighting the change from a project focused in physical structure to a model more aimed to the connection between actors in the exploitation of already available infrastructure. This has been reflecting in the construction of various innovation networks between incubated and associated companies of the Park. The companies considered the most innovative are those which had more contact with the research in the university. A great portion of the companies is a result of postgraduate experience, the support of the teachers being fundamental during and after the research for the creation of the company. However its origin impacts the greatness of its relationships of commercial nature as well as research and development related. We have verified that R&D spin-offs have a greater chance of establishing innovation links with companies and international groups with R&D basis which want to aggregate actors with innovative knowledge in applied research. This does not exclude the possibility of some incubated service delivery companies establishing commercial links, but it does not expand the innovation network as the spin-off originated ones in the exchange of information and applied knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectScientific and technologic parken
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovation networksen
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectPark Zenit from UFRGSen
dc.subjectTriple helixen
dc.titleA construção de redes de inovação : o Parque Científico e Tecnológico da UFRGS e sua implicação social nas empresaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001105087pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem