Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZank, Cláudiapt_BR
dc.contributor.authorXavier, Luciane Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:50:37Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200859pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido a partir da observação do uso do PBWorks ao longo do Curso de Pedagogia a Distância no âmbito de cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil. A pesquisa buscou investigar como o uso do PBWorks como ferramenta pedagógica para a formação docente foi percebida pelos cursistas/professores a partir das atividades que realizaram no ambiente virtual do PBWorks durante o curso de Pedagogia a Distância. Para a realização da pesquisa optou-se por aplicar um questionário com os cursistas do EAD para se obter mais informações sobre o que os cursistas observam no uso do PBWorks como ferramenta para formação docente, o que identificaram como dificuldades, facilidades ou potencialidades do uso desta ferramenta para suas aprendizagens. Os resultados apontam que o uso do PBWorks como ferramenta para a formação docente apresenta algumas dificuldades, tais como o idioma, pois a resposta mais recorrente sobre a dificuldade do uso desta ferramenta foi o fato de estar totalmente em inglês, sendo apontado pelos respondentes do questionário a sugestão de tradução do PBWorks para o português. Por outro lado, os resultados apontam também para facilidades tais como as trocas a partir de comentários que ajudam a ter aprendizagens significativas, promovendo reflexões sobre a própria escrita. Para além do objetivo da pesquisa, pode-se identificar que o uso desta ferramenta também permitiu aos cursistas/professores pensarem em atividades para desenvolverem em suas práticas docentes.pt_BR
dc.description.abstractThe present work was developed from a perspective of qualitative research, based on the observation of the use of PBWorks during the Course of Distance Pedagogy in the scope of courses offered by the Open University of Brazil. The research sought to investigate how the use of PBWorks as a pedagogical tool for teacher training was perceived by the students / teachers from the activities they performed in the PBWorks virtual environment during the Distance Education course. In order to carry out the research, a questionnaire was used with the EAD students to obtain more information about what the students observed in the use of PBWorks as a tool for teacher training, which identified as difficulties, facilities or potentialities of the use of this tool for their learning. The results indicate that the use of PBWorks as a tool for teacher training presents some difficulties, such as language, since the most recurrent response on the difficulty of using this tool was the fact that it was totally in English, being pointed out by the respondents of the questionnaire the PBWorks translation suggestion for Portuguese. On the other hand, the results also point to facilities such as exchanges from comments that help to have meaningful learning, promoting reflections on the writing itself. In addition to the objective of the research, one can identify that the use of this tool also allowed the students / teachers to think about activities to develop in their teaching practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEscrita coletivapt_BR
dc.subjectPBworksen
dc.subjectCollective writingen
dc.titleO uso do PBWorks em curso de pedagogia na modalidade a distânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104504pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples