Show simple item record

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Leonardo Pinto dospt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:51:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200887pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou identificar as contribuições dos dispositivos móveis para a produção de vídeos sobre problemas de mobilidade urbana de uma escola pública do município de Canoas/RS, se inserindo no contexto da Geografia escolar. Para isso se vale da metodologia quanli-quantitativa. Para coleta de dados foi utilizado questionário e observação participante. O público da pesquisa foi alunos do ensino fundamental de duas turmas de uma escola pública de Canoas (RS) que, com auxílio de dispositivos móveis, realizaram a produção de vídeos sobre as dificuldades referentes a mobilidade dentro do próprio ambiente escolar que frequentam. Em seguida os participantes relataram as dificuldades que enfrentaram e as observações que fizeram do espaço urbano que habitavam. Com a prática desenvolvida ficou evidente as dificuldades que pessoas com e sem deficiência apresentam ao transitarem pela cidade que, pela má conservação e falta de planejamento, impede muitas vezes o ir e vir de inúmeros sujeitos, tornando as cidades um lugar de pouca acessibilidade. Portanto, observou-se que a produção de vídeo sobre mobilidade urbana pode ser considerada uma alternativa para o uso educacional das tecnologias digitais a fim de contribuir para uma sociedade mais igualitária.pt_BR
dc.description.abstractThe present research sought to identify the contributions of the mobile devices for the production of videos about problems of urban mobility of a public school in the municipality of Canoas/RS, being inserted in the context of school Geography. For this it uses the quanli-quatitative methodology. For data collection, a questionnaire and participant observation were used. The research audience was elementary school students from two classes of a public school in Canoas (RS) that, with the help of mobile devices, produced videos about the difficulties related to mobility within the school environment they attend. Then the participants reported the difficulties they faced and the observations they made of the urban space they inhabited. With the practice developed, it was evident the difficulties that people with and without disabilities present when they travel through the city, which, due to poor conservation and lack of planning, often prevents many people from coming and going, making cities a place of low accessibility. Therefore, it has been observed that the production of video on urban mobility can be considered an alternative for the educational use of digital technologies in order to contribute to a more egalitarian society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectM-learning : Aprendizagem móvelpt_BR
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectM-Learningen
dc.subjectAccessibilityen
dc.titleO estudo do urbano por meio dos dispositivos móveis : um olhar sobre o deslocamento de deficientes físicospt_BR
dc.title.alternativeThe urban study through mobile devices : a look at the displacement of physical disabilitiesen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104478pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record