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dc.contributor.advisorGerhardt, Tatiana Engelpt_BR
dc.contributor.authorLuther, Alessandrapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-31T03:48:42Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201133pt_BR
dc.description.abstractA tese apresenta uma pesquisa teórica sobre os discursos criados para a educação rural e do campo no Brasil. Está sistematizada através de um contexto histórico, com dados quantitativos e informações discursivas que caracterizam os modelos de educação rural, educação popular, educação para a reforma agrária e educação do campo, indígena e quilombola. Utilizo os paradigmas estabelecidos em áreas científicas com referencial teórico e metodológico da Geografia, da Sociologia do Desenvolvimento e da Pedagogia como suporte para compreender os programas educativos de educação do campo e de desenvolvimento rural sustentável. Para identificar o discurso institucional sobre educação do campo e sua relação com o desenvolvimento foram selecionados programas educativos com foco territorial, que fortalecem o vínculo com a terra, a agroecologia, a memória coletiva e a cultura. Em contraposição são apresentados programas de profissionalização que se materializam a partir projetos privados e empresariais, e focam na formação de mão de obra assalariada, relações de empregabilidade, produção agrícola empreendedora e boa relação com a empresa financiadora. Também foram interpretados os projetos político-pedagógicos de cinco graduações de Licenciatura em Educação do Campo que abrem espaço para a Pedagogia da Alternância, com cursos multidisciplinares e grupos de pesquisa atuando para qualificar professores da educação básica e formar novos gestores dos processos educativos e do desenvolvimento rural. O termo adestramento é utilizado para a interpretação do discurso disciplinar como um conjunto de regras e técnicas particulares (vigilância, sanção normatizadora, exame) que induzem uma conduta normatizada e padronizada. Adestrar os indivíduos é submetê-los a uma forma idêntica a fim de otimizar suas faculdades produtivas. Algumas iniciativas apresentadas nesta tese representam cotas de liberdade dentro de um pensamento dominante do mercado em tempos sombrios de retrocesso político no Brasil. Outros discursos ilustram a aceitação do modelo de privatização e mercantilização do conhecimento, enfraquecimento da escola pública e difusão de um paradigma liberal.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis presents a theoretical research on the discourses created for the education in Brazil, systematized with a historical context, with quantitative and discursive information that were selected by categories and models of rural education, popular education, agrarian reform and peasant education, indigenous and quilombola. Trying to analyze the paradigms established in scientific areas and their relations with programs of basic and higher education. Geography, the sociology of development and pedagogy are theories that support the understanding of education for rural youth undergoes epistemological and methodological. The power relations established in the school are materialized in public texts and their disciplining mechanisms. At rules and obligations strengthen a system of education that privileges instruction, selection, evaluation and productivity. The themes and contents of the courses and educational programs. I analyze how rural development is approached in government institutions with a territorial focus, mainly of the federal order strengthen the link with land, agroecologia collective memory and culture. Another professional training is embodied in private projects and focus on the formation of wage labour, employ-ability, agribusiness production and good relations with the company financing. Discourse analysis also occurs to interpret politicalpedagogical aspects of undergraduate courses in rural education. Universities open space for the pedagogy of alternation, with new multidisciplinary courses and research groups working to qualify teachers of basic education and to train new managers of educational processes and rural development. The school as a space for diffusion/instruction/training does not dialogue with the idealized values in the field education. The alternatives for education are not loaded with an alternative economic and social system. Therefore, some initiatives represent quotas of freedom within a dominance of the market in somber times of political retrogression in Brazil. Others discourses illustrate the acceptance of the privatization model and saile of the knowledge, the weakening of the public school and the diffusion of a paradigm liberal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectRural developmenten
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectDiscoursesen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectParadigms geographiesen
dc.titleDiscursos para a educação básica e superior do campo : adestramento ou desenvolvimento rural?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001104757pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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