Show simple item record

dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorMorgavi, Regina Beatriz Lealpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-07T04:05:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202401pt_BR
dc.description.abstractUma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias que ordenem e regulem a prática escolar e os diversos conteúdos de aprendizagem. O desafio de tornar o ensino de ciências da natureza significativo e aplicado à realidade dos estudantes emerge dos fazeres pedagógicos que evidenciam o caráter investigativo e contextualizador do conteúdo didático. Para tanto neste trabalho foi necessárias abordagens didáticas tais como a proposta pela UA, enquanto modo prático do educar pela pesquisa. Nesta perspectiva, apresenta-se uma UA elaborada para a primeira série do Ensino Médio (EM) e se compartilha reflexões sobre a importância da etapa de planejamento e das metodologias utilizadas. Acredita-se que as UAs sejam uma forma de sistematização dos conteúdos de química favoráveis à apropriação dos conceitos científicos inerentes aos conteúdos abordados no EM, envolvendo o estudo da tabela periódica e suas propriedades, ligações químicas, funções inorgânicas e nomenclatura, entre outros. A UA proposta se constitui de critérios que oportunizam a reflexão qualificada do professor acerca de suas concepções epistêmicas, assim como evidencia o potencial pedagógico investigativo e contextualizador do conteúdo para o ensino de ciências. O presente trabalho é composto de três estratégias de ensino: jogos educacionais, aulas práticas e histórias em quadrinhos. O encerramento da Unidade de Aprendizagem é realizado por meio de Mapas Conceituais.pt_BR
dc.description.abstractA Learning Unit (AU) is a set of ideas, hypotheses of work that includes not only the contents of the discipline and necessary resources for daily work, but also learning goals and strategies that order and regulate the High School practice and many learning contents. The challenge of making the teaching of Natural Sciences meaningful and applied to the reality of students emerges from the pedagogical practices that evidence the investigative and contextualizing character of didactic content. Didactic approaches such as the one proposed by the Leaning Units (LU), as a practical way of educating by the research, were necessary. In this perspective a Leaning Units (LU) is presented for the first year of secondary education (HS) and reflections are shared on the importance of the planning stage and the methodologies used on it. It is believed that Leaning Units (LU) are a way of systematization of chemical contents favorable to the appropriation of the scientific concepts inherent to the contents approached in the HS, involving the analysis of the periodic table and its properties, chemical bonds, inorganic functions and nomenclature, among others. The proposed Leaning Units (LU) is made of criteria that allow qualified reflection of the teacher about his/her epistemic conceptions, as well as evidences the pedagogical research potential and context of the contents for the teaching of science. The present paper is composed of three teaching strategies: educational games, practical classes and comics. The closure of the Learning Unit is accomplished through Conceptual Maps.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLeaning Units (LU)en
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleInvestigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107630pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record